Popular no dia a dia de muita gente, o brócolis é um vegetal mais rico em nutrientes do que se imagina. Com um formato semelhante ao da couve-flor – tendo também suas flores e talos comestíveis – ele faz parte da família Brassicaceae (a mesma da couve-flor, da mostarda, da couve, do repolho, da acelga e do rabanete), como define a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido).
Presente em quase todo mundo atualmente, o brócolis é nativo do leste do Mediterrâneo e da Ásia Menor, sendo cultivado na Itália desde a época da Roma antiga e introduzido na Inglaterra anos depois. O alimento chegou às Américas nos anos 1700, como explica a fonte britânica.
Porém, sua importância na alimentação por conta de seus possíveis benefícios à saúde tem sido estudada somente nas últimas décadas por pesquisadores em todo mundo, e já foi comprovado que o vegetal é riquíssimo em fibras alimentares e várias vitaminas e minerais.
Para saber mais sobre o tema, National Geographic consultou um especialista para informar quais são os reais benefícios do brócolis para a saúde e porque é importante mantê-lo na dieta. Acompanhe abaixo.
Se consumido regularmente, o brócolis pode ajudar o corpo beneficiando a saúde como a redução das chances de derrame e trombose.
“O brócolis é um vegetal fonte de diversas fibras alimentares e várias vitaminas e minerais, como potássio, ácido fólico, cálcio, magnésio, fósforo, fibras e compostos bioativos (sulforafano e glucosinolatos) e vitaminas A, C e K, sendo um alimento riquíssimo em nutrientes”, explica nutricionista Andrea Ferrara, pós-graduada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Universidade de São Paulo (USP) sobre as características do alimento.
Por conta dessas particularidades, alguns estudos médicos associam os seguintes benefícios ao brócolis:
De acordo com um estudo realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, interior do estado de São Paulo, o brócolis (Brassica oleracea L. var. itálica) está entre os alimentos funcionais que mais tem se destacado quando o assunto é a prevenção do câncer por conta de seus compostos sulfurados.
Um outro estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) corrobora a informação atribuindo especialmente aos compostos glicosinolatos e isotiocianatos, dois fitoquímicos presentes neste vegetal, os quais demonstraram serem capazes de promover a prevenção do câncer, o retardo do desenvolvimento da doença e a melhora da sobrevida do paciente.
Os compostos sulfurados também são benéficos ao sistema vascular, já que o sulforafano presente no vegetal previne a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Além de impedir o surgimento de vasos sanguíneos que alimentam e desenvolvem tumores cancerígenos.
O brócolis é originário do leste do Mediterrâneo e da Ásia Menor, e chegou às Américas nos anos 1700.
O brócolis é um alimento de baixa gordura e que auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim no sangue (o LDL). Isso por conta do alto grau de fibras que possui e ajuda a metabolizar as gorduras de outros alimentos – contribuindo assim também com o trânsito intestinal.
Como o brócolis é rico em vitamina A e C, que são conhecidas por serem benéficas por serem antioxidantes, o alimento contribui para neutralizar os radicais livres e assim, o envelhecimento precoce do corpo.
Em uma pesquisa publicada na na revista científica ACS Central Science, da American Chemical Society dos Estados Unidos, descobriu que o brócolis tem um componente que pode reduzir a formação de coágulos sanguíneos prejudiciais que podem levar uma pessoa ter trombose e/ou AVC (acidente vascular cerebral).
Este estudo explora o envolvimento de 23 fitoquímicos eletrofílicos presentes no brócolis que combinados com um tipo de medicamento anticoagulante permite ótimos resultados.