(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Ciência

Que animal é o boto-cor-de-rosa? Veja 4 fatos sobre essa espécie típica da Amazônia

Um dos animais-símbolo da região amazônica, o boto cor-de-rosa está ameaçado de extinção e sofre com a caça ilegal e a seca intensa que vem atingindo os rios locais.

Publicada em 03/09/24 às 15:23h - 23 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Botos da espécie Inia geoffrensis (fêmea e filhote) fotografados debaixo d\'água em uma floresta inundada no Rio Negro, na Amazônia brasileira. Foto de Kevin Schafer/iNaturalist (CC BY-NC-ND 4.0)  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Botos-cor-de-rosa mortos em decorrência da seca que atinge os rios amazônicos e parte da região da Amazônia nos últimos anos chamam a atenção para a vulnerabilidade deste animal, que consta como em alto risco de extinção. O animal, cujo nome científico específico é Inia geoffrensis, está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). 

Por parecer-se com um golfinho, mas viver em água doce, pode haver confusão em torno de que tipo de animal é o boto-cor-de-rosa? A seguir, leia três dados sobre ele que ressaltam sua singularidade e explicam essa pergunta, 

1. O boto-cor-de-rosa existe em diversos países onde está a Amazônia – não só no Brasil 

O Inia geoffrensis é um mamífero típico de água doce. Segundo a IUCN, ele é endêmico dos rios da Amazônia, circulando por países variados da América do Sul que constituem esse bioma. Entre eles estão Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, diz a fonte. 

Ainda assim, não se sabe exatamente o tamanho da área que um boto percorre durante sua vida, mas estudos identificam que eles podem permanecer por anos em áreas de menos de 100km² bem como se deslocar mais de 50 km em um único dia, informa a AMPA – Associação dos Amigos do Peixe-boi (entidade civil sem fins lucrativos criada nos anos 2000 para promover a pesquisa e proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia).

O boto-cor-de-rosa tem uma lenda folclórica associada a sua imagem. Segundo este mito, o animal se ...O boto-cor-de-rosa tem uma lenda folclórica associada a sua imagem. Segundo este mito, o animal se transformaria em um homem jovem, durante as noites, para conquistar mulheres das comunidades ribeirinhas. 

Foto de naturegirlkh/iNaturalist (CC BY-NC-ND 4.0), naturegirlkh/iNaturalist (CC BY-NC-ND 4.0)

2. O boto-cor-de-rosa possui um sistema mental de geolocalização na floresta alagada  

Como o boto-cor-de-rosa tende a ficar em seu habitat inicial, por isso as mudanças em seu meio ambiente podem ser tão prejudiciais a ele. "Por serem extremamente adaptados ao ambiente amazônico, os botos têm o sistema de ecolocalização bem desenvolvido e seu “melão” na cabeça é avantajado", diz a AMPA. 

"Essa característica é importante para se mover na floresta alagada e procurar presas nas águas escuras dos rios amazônicos", completa a fonte. Os animais também têm preferências de habitat de acordo com o sexo, afirma a AMAPA: "as fêmeas e seus filhotes ficam nos complexos de lagos e pequenos tributários, enquanto os machos preferem os rios principais".

3. São muitos os nomes pelos quais o boto-cor-de-rosa é conhecido 

Já segundo um documento oficial do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), organização que integra o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática do Brasil, o boto-cor-de-rosa também é popularmente conhecido por outros nomes

Entre eles estão boto-vermelho boto-da-amazônia, mas ambos se referem aos animais endêmicos desta região. Novos estudos, no entanto, indicam existir duas espécies da família Iniidae na região: a Inia boliviensis para a população acima das cachoeiras do rio Madeira, e Inia geoffrensis para o restante da Amazônia.

Uma terceira espécie de boto foi recentemente identificada, detalha a AMPA: trata-se do Inia araguaiaensis, "o único golfinho exclusivo do Brasil e endêmico da sub-bacia Araguaia-Tocantins".

Dois botos registrados na região de Novo Airão, cidade nos arredores de Manaus, no estado brasileiro ...Dois botos registrados na região de Novo Airão, cidade nos arredores de Manaus, no estado brasileiro do Amazonas. De acordo com a AMPA, os botos-cor-de-rosa podem chegar a ter até 2,5 metros de comprimento e 200 quilos de peso. Os machos são maiores e mais rosados do que as fêmeas, e os filhotes ou botos jovens têm cor cinza claro, diz a fonte.

 

Foto de CRISTINA RAPPA/iNaturalist (CC BY-NC-ND 4.0)

4. O boto-cor-de-rosa é o maior golfinho de água doce conhecido 

Dono de um corpo robusto e hidrodinâmicoo boto-cor-de-rosa é um mamífero com aparência similar a dos golfinhos. De acordo com a AMPA, ele pode chegar até 2,5 metros de comprimento e 200 quilos de peso. Eles podem viver por décadas, podendo chegar aos 45 anos

É o maior dos golfinhos de água doce do mundo, afirma a fonte. "Os machos são bem maiores e mais rosados do que as fêmeas e sua coloração varia de cinza claro, nos filhotes e jovens, a rosa brilhante nos adultos", diz a fonte.

A lenda do boto-cor-de-rosa: de que tratam essas histórias? 

boto cor-de-rosa é importante não só para o equilíbrio da fauna amazônica, mas também faz parte do folclore brasileiro, com lendas sobre sua presença nas comunidades ribeirinhas locais

A mais conhecida conta que, durante à noiteo boto se transformaria em rapaz charmoso e envolvente, deixando as águas dos rios para conquistar as mulheres na Amazônia. Um artigo de National Geographic Brasil intitulado "Boto-cor-de-rosa: a lenda do animal que se transforma em humano e outras curiosidades" se aprofunda nessas histórias. 

Segundo detalha um documento sobre a lenda do boto publicado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura do Brasil, “os botos vão aos bailes e dançam alegremente com as mulheres, que logo se envolvem em meio a seus galanteios. Apaixonam-se e engravidam deste rapaz”. 

mito popular termina dizendo que o "tal jovem galanteadordesaparece ao amanhecer, pois voltaria para as águas e para a sua forma de boto




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO