(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Ciência

Qual é o único urso que vive na América do Sul? Veja 4 fatos sobre esta espécie que não hiberna

O único urso exclusivo da América do Sul está vulnerável à extinção: ele vive na região dos Andes, passa longe do hábito de hibernar e não pode ser encontrado no Brasil.

Publicada em 27/08/24 às 15:40h - 38 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) vive em regiões andinas de Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Ele não existe originalmente em território brasileiro. Foto de Nikki Maticic Zoológico Nacional Smithsonian (Creative Commons)  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

única espécie de urso que vive na América do Sul é exclusiva da região dos Andes e corre risco de desaparecer, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Trata-se do urso-de-óculos (Tremarctos ornatus), também conhecido como urso andinouma das oito espécies da família Ursidae, como detalha a plataforma online especializada em biodiversidade.

Para saber mais sobre esse animalNational Geographic listou quatro curiosidades sobre ele que reforçam sua singularidade, como por exemplo, o fato de que ele não hiberna.

O urso andino tem tamanho médio e sua pelagem natural no corpo todo é negra. Ocasionalmente ...O urso andino tem tamanho médio e sua pelagem natural no corpo todo é negra. Ocasionalmente pode ser vermelha-amarronzada, com exceção das partes mais claras em seu focinho.

Foto de Nikki Maticic Zoológico Nacional Smithsonian (Creative Commons)

1. O urso-de-óculos são excelentes escaladores

Por serem excelentes escaladores, os ursos andinos costumam construir plataformas nas árvores onde descansamse alimentam de frutas e carcaças, e guardam comida para quando precisam.

Quando o assunto é seu habitat, eles são encontrados em vários pontos da América do Sul, vivendo nos chamados Andes tropicais, descreve a IUCN. Os Andes são uma cadeia de montanhas que atravessa Argentina, Bolívia, ChileColômbia, Equador, Peru e parte da Venezuela, e o animal pode circular por todos estes países. 

Dentro desse território andino estão diversos ecossistemas, como florestas tropicais secas, florestas tropicais úmidas de terras baixas e montanhosas, matagais tropicais secos e úmidos, e pastagens de alta altitude, todos passíveis de possuírem o animal. Infelizmente, esses ursos não existem no Brasil

2. O urso-de-óculos não hiberna

É natural imaginar que todas as espécies de ursos entram em um estado de torpor, ou seja, a hibernação, durante os meses mais rigorosos do inverno. No entanto, esse não é o caso do do urso andino.

Como seu alimento fica disponível o ano todo na maior parte de seu habitatos ursos-de-óculos não hibernam, afirma o órgão mundial de conservação.

As manchas brancas ou castanhas em forma de anel ao redor dos olhos (como visto no ...As manchas brancas ou castanhas em forma de anel ao redor dos olhos (como visto no recém-nascido da foto) são o que lhe dá o nome de “urso de óculos”.

Foto de Armando Castellanos

3. De onde vem o nome urso-de-óculos?

Tremarctos ornatus possui marcas brancas ou bronzeadas em forma de anel ao redor dos olhos, características marcantes da espécie. "São essas marcas em forma de óculos que dão ao animal o nome", explica o Animal Diversity Web (ADW), uma enciclopédia de dados on-line mantida pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

As manchas que marcam sua pelagem contrastam com a cor preta e uniforme do resto do corpo do animal, que em alguns casos pode assumir também um tom marrom-avermelhados. 

Em relação ao seu tamanho, urso andino tem porte médio, uma cauda curta de cerca de sete centímetros de comprimento, orelhas pequenas e redondas, um pescoço curto e grosso, e um focinho robusto, detalha o ADW.

4. As múltiplas adaptações físicas do urso de óculos

Conforme descrito pela IUCN, os ursos-de-óculos possuem várias adaptações físicas que lhes permitem um estilo de vida onívoro. Os exemplos incluem modificações anatômicas do crânio e da dentição para mastigação, e um pseudo-polegar que ajuda a consumir alimentos vegetais duros e fibrosos.

Tanto a IUCN quanto a ADW destacam a preferência do animal por bromélias (uma família de plantas do gênero Bromeliaceae) como alimento. Eles também comem frutas, que fornecem os carboidratos, proteínas e gorduras necessários, além de palmeirasmusgocactos e outras espécies de plantas.

Eles também se alimentam de mamíferos de maneira oportunista. Isso significa que podem comer coelhos e antas da montanha, e até mesmo gado doméstico quando estes pastem em liberdade, detalha a IUCN.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO