A taipan do interior ou taipan ocidental (Oxyuranus microlepidotus) é frequentemente considerada a cobra mais venenosa do mundo e seu veneno é potencialmente mortal. No entanto, ela raramente cruza o caminho das pessoas, já que vive em áreas remotas e semi-áridas da Austrália. A serpente habita o sudoeste do estado australiano de Queensland, bem como uma área à nordeste ao sul do país, como explica o Australian Museum, centro de informações, recursos e pesquisas australiano.
Foto de Max Tibby iNaturalist Australia, Domínio PúblicoConhecida como taipan costeira, a Oxyuranus scutellatus também é uma das cobras mais perigosas do mundo, de acordo com a Encyclopaedia Britannica (uma plataforma de conhecimento geral baseada no Reino Unido). A serpente também é residente da Austrália, mas pode ser vista ainda na Indonésia e na Papua Nova Guiné. Sua picada é letal em mais de 80% dos casos não tratados.
A cobra-rei (Ophiophagus hannah) é a maior serpente venenosa do mundo, podendo atingir até 6 metros de comprimento. “A quantidade de neurotoxina que ela pode injetar em uma única mordida, que é cerca de 22 ml, é suficiente para matar 20 pessoas ou até mesmo um elefante”, explica um artigo da National Geographic Espanha sobre o animal. A serpente é amplamente encontreada no sul e no sudeste da Ásia.
Altamente venenosa, a krait listrada (Bungarus fasciatus) possui um corpo listrado nas cores preto e amarela, que são sua característica. Ela pode ser encontrada em uma variedade de habitats, embora prefira áreas abertas próximas à água, como florestas no Vietnã, explica a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Pode ser encontrada em territórios que vão desde a Índia, passando pelo sul da China, até o próprio Vietnã, passando ainda por um território chamado Sondalândia (ou Sundalândia), área geográfica do sudeste asiático constituída pelas grandes ilhas da Sonda e pela península da Malásia.
A víbora gariba (Echis carinatus) é uma serpente essencialmente noturna. De acordo com a Britannica, estima-se que ela seja responsável por mais mortes humanas do que todas as outras cobras juntas. É um animal agressivo, portanto, ataca com frequência. No entanto, seu veneno é letal em menos de 10% das vítimas quando não tratadas. Habita regiões áridas em diversas partes do mundo – desde o norte do Equador, passando por partes da na África, Arábia e sudoeste da Ásia (incluindo Índia e Sri Lanka), diz a Britannica.
Entre as espécies de serpentes mais perigosas do mundo está também a jararaca (Bothrops jararaca), cobra que habita boa parte da América do Sul. É encontrada na Argentina, na província de Missões; além do Paraguai; o centro e o sul do Brasil (dos estados de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul). Conforme explicado pelo Sistema de Informações sobre Biodiversidade da Administração de Parques Nacionais da Argentina (uma plataforma que reúne mapas, recursos digitais e informações biológicas), a jararaca vive em ambientes abertos ou de vegetação arbustiva, e frequenta áreas cultivadas onde proliferam pequenos roedores. É considerada altamente venenosa e perigosa.
Conhecida como boomslang (Dispholidus typus), essa cobra venenosa da família Colubridae pode ser vista nas savanas da África subsaariana. A Encyclopedia Britannica detalha que ela possui uma excelente camuflagem, pois a cor de seu corpo e olhos pode variar consideravelmente dependendo do entorno. O veneno desta cobra é capaz de gerar hemorragias e é letal para os seres humanos, mesmo em pequenas quantidades. A foto mostra um espécime da cobra fotografado em Camarões, na África Central.