Essa massa de ar frio avançará de forma continental, afetando, especialmente, cidades fronteiriças com Argentina e Paraguai. Entre quinta (8) e sexta-feira (9), o frio deve chegar ao Mato Grosso do Sul. As regiões de Ponta Porã, Porto Murtinho e Corumbá irão terminar a semana com temperaturas mais baixas.
A partir de sexta será a vez dos paulistas sentirem frio. Com o deslocamento da frente fria e a circulação de ventos transportando mais umidade do mar, pode cair um pouco de chuva no sul e leste do estado, incluindo o litoral.
Segundo o Climatempo, “a semana que começa quente e seca na maior parte do país vai terminar com uma queda mais acentuada nas mínimas e máximas e, entre a sexta e o final de semana, vamos voltar a sentir frio, com uma queda nas mínimas também em alguns estados da região Norte”.
Ao longo da próxima quinta-feira (8), primeiro dia sob a frente fria na região Sul, um tipo de precipitação invernal poderá ser observada em cidades mais ao sul do Rio Grande do Sul, próximas à fronteira com o Uruguai. O Climatempo afirma que há uma chance remota do fenômeno ocorrer e que não deve ser descartada.
A agência de meteorologia também alerta: “Podemos ter recordes de madrugadas, manhãs e de tardes mais frias do ano também em várias cidades”.