Quem vive afastado das luzes artificiais tem o privilégio de poder assistir a fenômenos mais sutis, como as chuvas de meteoros, em condições mais favoráveis. Aproveite o isolamento para conhecer melhor o Universo em que vivemos.
Rainhas da alvorada
Os dois astros mais brilhantes do céu noturno, a Lua e Vênus, posicionam-se bem próximos na hora que antecede os primeiros raios do Sol. Olhe para o horizonte leste a partir das 5h.
Desafio duplo
Essa dica é para quem tem binóculos em casa. No comecinho da noite, aponte-os para o brilhante planeta Júpiter, o astro mais brilhante próximo ao horizonte oeste.
À sua direita estará o planeta Urano, e à esquerda o cometa 12P/Pons-Brooks, ambos invisíveis a olho nu mas facilmente observáveis com um instrumento óptico.
Meteoros ao Norte
Abril traz uma das principais chuvas de meteoros do ano. Os meteoros Lirídeos são provocados pelos detritos deixados pela passagem do cometa C/1861 G1 (Thatcher).
A atividade começa por volta das 2h, com pico aproximadamente às 4h. Olhe para o Norte, na direção da estrela brilhante Vega.