(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Ciência

É possível que matéria escura não exista no Universo? Estudo diz que sim

Professor de física explora as noções de que as forças da natureza diminuem com o passar do tempo cósmico e a luz perde energia ao viajar longas distâncias

Publicada em 19/03/24 às 15:22h - 30 visualizações

por Kativa FM \\ Galileu


Compartilhe
 

Link da Notícia:

É possível que matéria escura não exista no Universo? Estudo diz que sim — Foto: NASA  (Foto: Kativa FM \\ Galileu)
De acordo com teorias bem aceitas entre a comunidade científica, cerca de 27% do Universo seria composto por matéria escura. Agora, um novo estudo sugere que, na verdade, o espaço não precisa de matéria escura e, mais do que isso, pode ser que ela nem exista. Tais conclusões estão em artigo publicado na última sexta-feira (15) na revista Astrophysical Journal.

Matéria escura é um termo utilizado para descrever tudo no Universo que parece não interagir com a luz ou com o campo eletromagnético ou que só pode ser explicado pela força gravitacional. Não é possível ver a matéria escura e não se sabe do que é feita, mas ela comporia 27% do Universo, enquanto menos de 5% do espaço seria da matéria como a conhecemos e o restante estaria associado à energia escura.

“Há vários artigos que questionam a existência da matéria escura”, reconhece Rajendra Gupta, professor de física da Universidade de Ottawa, no Canadá. “Mas, até onde eu sei, o meu é o primeiro que elimina a sua existência cosmológica ao mesmo tempo em que é consistente com observações cosmológicas chave”, diz ele, em nota.

Em sua pesquisa, Gupta empregou uma combinação das teorias das constantes de acoplamento covariantes (“covarying coupling constants”) e da luz cansada (“tired light”). Basicamente, as ideias principais são duas: as forças da natureza diminuem com o passar do tempo cósmico e a luz perde energia ao viajar longas distâncias.

Essas noções já foram testadas anteriormente, sendo coerentes com observações sobre a expansão de galáxias e a evolução da luz do Universo primitivo.


“Os achados deste estudo confirmam que nosso trabalho anterior sobre a idade do Universo ser 26,7 bilhões de anos [publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society em julho de 2023] nos permitiu descobrir que o Universo não requer matéria escura para existir”, afirma Gupta.


A expectativa é que, ao desafiar a ideia de que a matéria escura existe e fornecer evidências para um novo modelo cosmológico, o trabalho de Gupta possa contribuir para mais pesquisas sobre as propriedades fundamentais do cosmos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO