Ao contrário do que se possa pensar, as aranhas não se interessam por interagir com os seres humanos, ainda que muita gente possa sofrer de fobia diante deste animal (a aracnofobia), como um artigo de National Geographic Estados Unidos intitulado “Tudo o que você acha que sabe sobre aranhas está errado”.
As picadas de aranha geralmente são inofensivas, ainda que algumas possam causar vermelhidão e até passarem despercebidas, diz a Mayo Clinic – organização sem fins lucrativos de pesquisa e educação médica.
Por outro lado, alguns aracnídeos são venenosos, tais como as aranhas viúvas-negras (animais do gênero Latrodectus) e as aranhas chamadas violinistas ou reclusas (Loxosceles reclusa).
Entretanto, existe uma maneira de reconhecer se uma picada de aranha é venenosa – ou não. Para isso, é preciso levar em conta as reações manifestadas pela pessoa afetada.
Algumas aranhas são inofensivas para os humanos e os efeitos de suas picadas se assemelham aos dos insetos. Seu ataque causa coceira, vermelhidão e, às vezes, dor – de modo que a picada geralmente passa despercebida, diz a Mayo Clinic.
Entretanto, dependendo da aranha, os efeitos podem ser mais sérios. Esse é o caso das aranhas viúva-negra, cujos sintomas após sua mordida podem demorar a aparecer, mas merecem cuidado. Logo após o ataque, pode haver apenas vermelhidão na área, diz o MedlinePlus, o serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (NLM).
O primeiro sintoma mais relacionado à picada deste aracnídeo é, geralmente, uma dor semelhante a uma alfinetada. Já cerca de 15 minutos a uma hora após o ataque, uma dor muscular pode ser sentida em todo o corpo.
Além disso, podem ocorrer outros sintomas considerados mais graves:
A picada da aranha-reclusa ou aranha-violinista, por sua vez, apresenta sintomas semelhantes. Entre eles, a Mayo Clinic lista:
As fontes médicas ressaltam que, se a pessoa for picada por uma aranha venenosa e apresentar qualquer sintoma suspeito, deve procurar um médico imediatamente para receber o monitoramento e o tratamento adequados.