O encéfalo, também conhecido como cérebro de forma mais popular, é um órgão do corpo humano composto por mais de um bilhão de neurônios, alguns dos quais trabalham em conjunto para permitir que o corpo execute uma variedade de tarefas, como explica o MedlinePlus, um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM).
Entre algumas dessas funções estão pensar ou se comunicar, por exemplo, mas também ações elementares para a vida, como o controle da frequência cardíaca, a respiração, os movimentos, os cinco sentidos e até a temperatura corporal, acrescenta o UC San Diego Health, plataforma acadêmica do sistema de saúde da Universidade da Califórnia, em San Diego, também nos Estados Unidos.
Para realizar essas funções, três componentes principais devem estar envolvidos: o cérebro, o cerebelo e o tronco cerebral.
Uma boa ocasião para aprender mais sobre isso é a Semana do Cérebro, que ocorre na segunda semana de março e tem como objetivo conscientizar o público sobre o progresso e os benefícios da pesquisa sobre o cérebro, de acordo com um artigo do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) da Argentina.
Um cientista prepara um cérebro doado para escaneamento e pesquisa em um laboratório da França.
Os neurônios presentes no cérebro o conectam com o resto do corpo, tornando a comunicação imediata, em apenas alguns segundos, e embora todos trabalhem juntos, cada um tem uma função específica, explica a Clínica Mayo, uma organização sem fins lucrativos dedicada à educação e pesquisa médica.
Um por um, estas são as três estruturas principais do cérebro ou encéfalo:
É a maior parte do encéfalo, que contém a chamada massa cinzenta, conhecida como córtex cerebral. Dobras e vincos profundos no cérebro aumentam a área de superfície da massa cinzenta, o que permite que ainda mais informações sejam processadas, explica a Mayo Clinic.
O cérebro é responsável por produzir os pensamentos intelectuais mais complexos e também controla os movimentos do corpo. Ele é dividido em hemisférios esquerdo e direito, que são conectados por uma haste de fibras nervosas (o corpo caloso), completa o MedlinePlus.
A Mayo Clinic, por sua vez, detalha que o cerebelo é como uma “bola de tecido enrugada” que fica abaixo e atrás do cérebro. Sua função é combinar a entrada sensorial dos olhos, músculos e ouvidos, o que auxilia na coordenação do movimento.
O cerebelo é ativado quando uma pessoa aprende novas atividades motoras e permite que ela realize movimentos complexos sem a necessidade de pensar, afirma o MedlinePlus.
O tronco cerebral, também conhecido como tronco encefálico, é responsável por ligar o cérebro à medula espinhal e por controlar as funções vitais do corpo humano, como respiração, circulação sanguínea e frequência cardíaca, entre outras.
Também inclui o controle do movimento e dos sentidos de outras partes do corpo, como os músculos da face, dos olhos, do pescoço e da cabeça. E agrega ainda a audição, a degustação dos sabores dos alimentos e a deglutição (ato de engolir), por exemplo, como conclui a Universidade da Califórnia, em San Diego.