(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Ciência

Órgãos sofrem mudanças sistemáticas em 7 dias em jejum, aponta estudo

O corpo a sofre alterações distintas nos níveis de proteína após 3 dias de jejum; os pesquisadores notaram perda de caloria e outras mudanças sistemáticas no organismo.

Publicada em 05/03/24 às 15:59h - 29 visualizações

por Kativa FM \\ Galileu


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Prato vazio — Foto: Engin Akyurt/ Pexels  (Foto: Kativa FM \\ Galileu)
jejum é realizado por diversas culturas, religiões, tratamento de doenças como epilepsia e artrite reumatoide, e tem ganhado popularidade na perda de peso. Um estudo publicado na Nature Metabolism pela Precision Healthcare University Research Institute (PHURI) da Universidade Queen Mary de Londres e da Escola Norueguesa de Ciências do Desporto, identificou as alterações nos órgãos durante sete dias sem comer.

Os pesquisadores monitoraram de perto 12 voluntários saudáveis por sete dias sem comida apenas bebendo água. Eles registraram as alterações nos níveis de cerca de três mil proteínas no sangue antes, durante e depois do jejum.

As novas tecnologias possibilitaram aos doutores medirem as mudanças corporais pelas milhares de proteínas presentes no sangue e identificando as adaptações moleculares no corpo humano durante períodos prolongados de jejum.

Nos primeiros dois ou três dias de jejum, notaram a troca de fontes de energia do corpo da glicose para a gordura armazenada. Os voluntários perderam em média 5,7 kg de massa gorda e magra. Após o terceiro dia o peso permaneceu baixo.

Entre as descobertas benéficas a saúde, perceberam a diminuição de uma proteína associada à doença arterial coronariana, ou seja, a redução ajuda na saúde do coração. Por outro lado, identificaram resultados negativos, como o aumento de um fator de coagulação, ao qual potencializa os riscos para eventos de trombose.

A conclusão foi de uma em cada três proteínas medidas mudou significativamente durante o jejum em todos os principais órgãos. Além de alterações individuais nos voluntários em relação a perda de peso e transferências sistemáticas do organismo, como mudança nas proteínas que constituem a estrutura de suporte dos neurónios no cérebro.


Antes de fazer o jejum é importante consultar um médico — Foto: Monstera Production /PexelsAntes de fazer o jejum é importante consultar um médico — Foto: Monstera Production /Pexels


“O jejum, quando feito com segurança, é uma intervenção eficaz para perder peso. Dietas populares que incorporam jejum – como o jejum intermitente – afirmam trazer benefícios à saúde além da perda de peso. Nossos resultados fornecem evidências dos benefícios do jejum para a saúde além da perda de peso, mas estes só foram visíveis após três dias de restrição calórica total – mais tarde do que pensávamos anteriormente”, afirma Claudia Langenberg, Diretora do Instituto de Pesquisa da Universidade de Saúde de Precisão (PHURI) em comunicado.

O outro pesquisador Maik Pietzner, Presidente de Dados de Saúde do PHURI e co-líder do Grupo de Medicina Computacional do Instituto de Saúde de Berlim em Charité , complementa no comunicado que “embora o jejum possa ser benéfico para o tratamento de algumas condições, muitas vezes, o jejum não será uma opção para pacientes que sofrem de problemas de saúde. Esperamos que estas descobertas possam fornecer informações sobre por que o jejum é benéfico em certos casos”.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO