Cientistas irlandeses estão intrigados após a descoberta de um peixe pacu, da Amazônia, em um lago no interior da Irlanda, no último final de semana.
Segundo a BBC, o peixe de aproximadamente 2 quilos foi encontrado pelo empresário Steve Clinch, de 68 anos, pescador veterano e dono de uma pousada de pesca da região. O lago Garadice fica no interior da Irlanda, a 140 quilômetros da capital Dublin.
O lago é relativamente pequeno e conhecido por suas atividades recreativas como pesca e passeios de barco. Os peixes de água doce comuns na região são a Truta-marrom, Lúcio, Roquete e Perca.
O Inland Fisheries Ireland, instituto responsável pela proteção dos recursos de água doce e de pesca na Irlanda, iniciou uma investigação. Segundo o órgão, o peixe está refrigerado em um laboratório para análise dos restos mortais.4
"Ainda não há detalhes sobre a origem do peixe ou como chegou ao lago Garadice, mas pode ter sido libertado de um tanque particular de peixes", afirmou a assessoria de imprensa do instituto.
O instituto enfatizou que apenas um exemplar morto de peixe Pacu foi encontrado no lago, e não uma população.
Na Irlanda, a criação de peixes não nativos é regulamentada por leis e regulamentos específicos.
Brasileiros têm ironizado que "até o Pacu veio para cá estudar inglês" já que a Irlanda é um destino muito procurado para intercâmbio.