Quando se pensa em cangurus , o mais fácil é associá-los a características particulares, como o fato de serem uma espécie saltadora que vive apenas na Austrália e cujas fêmeas têm uma bolsa na qual carregam seus filhotes (chamada de marsúpio).
Entretanto, há uma espécie de canguru que tem características ainda mais marcantes: o canguru-vermelho (Osphranter rufus).
Por isso mesmo, conheça três fatos sobre os cangurus-vermelhos – encontrados na parte central do país oceânico, como conta o Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados de história natural da Universidade de Michigan (EUA).
Como explica o Australian Museum, os cangurus-vermelhos são os maiores marsupiais vivos do planeta, com os machos medindo até 1,5 metro de comprimento e pesando até 92 kg, o dobro das fêmeas, que medem até 1 metro e podem pesar aproximadamente 39 kg.
Além disso, diz a ADW, a cauda dos cangurus têm uma função importante. Ela se soma às duas patas traseiras, formando um tripé, para ajudar o animal a descansar.
A cauda também tem a força necessária para suportar o peso do animal, atuando como um pilar de equilíbrio na hora que ele precisa saltar.
Um canguru-vermelho no Parque Nacional Sturt em Nova Gales do Sul, na Austrália.
A dieta desses animais é herbívora. Ou seja, eles comem grama, ervas e também folhas de arbustos. Esses alimentos fornecem os líquidos e os nutrientes que eles precisam para sobreviver em situações nas quais a água é escassa.
É por isso que a quantidade de alimentos disponíveis ao redor é importante para os cangurus-vermelhos, pois em épocas de seca, a população pode ser seriamente afetada e ficar também com sede se o suprimento de alimentos for limitado, diz o Museu.
A agência australiana também observa que os cangurus-vermelhos podem saltar alto e bem longe, além de serem rápidos, podendo atingir 3 metros de altura e percorrer entre 3 e 8 metros em um único salto (dependendo da velocidade com que saltam).
Normalmente, esses marsupiais se movimentam a uma velocidade média de 20 a 25 quilômetros por hora, mas são capazes de se impulsionar e saltar a velocidades de até 60 km/h.