Os macacos são mamíferos primatas dos quais são conhecidas cerca de 260 espécies diferentes, de acordo com um artigo da National Geographic Espanha dedicado a este animal. Entre eles, há alguns que se destacam por sua inteligência, como o macaco-prego (Cebus apella), cujo tamanho não ultrapassa 45 centímetros e cujo peso não chega a 4 quilos.
Por ocasião do Dia Mundial dos Macacos, comemorado todo dia 14 de dezembro e que tem como objetivo ajudar na preservação das espécies, National Geographic investiga algumas características marcantes do macaco-prego, tido como um dos mais inteligentes da natureza.
O macaco-prego é um dos macacos mais inteligentes e habilidosos de sua espécie.
1) Os macacos-prego são seres inteligentes e habilidosos
Entre as habilidades que demonstram a inteligência do macaco-prego estão a capacidade de quebrar frutas para consumir o suco em seu interior ou, quando estas são muito duras (como no caso do coco, por exemplo), o animal costuma batê-las contra pedras para poder destruir a casca e comê-las. A informação é do banco de dados do Zoo Aquarium de Madrid, o zoológico da capital da Espanha.
Além disso, os macacos-prego que vivem perto da água e se alimentam de caranguejos usam pedras para quebrar suas cascas duras e comerem o que está em seu interior.
2) Os macacos-prego vivem na América do Sul
Essa espécie de macacos é nativa da América do Sul. Mais especificamente, ela é encontrada nas florestas tropicais ou subtropicais úmidas no sul do continente.
Essa área abrange desde o setor leste dos Andes, norte da Argentina, Colômbia e Venezuela até o Paraguai, de acordo com o Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), ele também habita a Bolívia, o Brasil, o Equador, a Guiana Francesa, a Guiana, o Peru e o Suriname.
3) Os macacos-prego têm uma ordem hierárquica
Esses animais são organizados em grupos de no máximo 30 indivíduos e seguem uma ordem hierárquica. No entanto, a luta entre os machos pela liderança é constante, de acordo com o Zoológico de Madri.
Isso porque os bandos de macacos-prego são poligâmicos, como conta o site do Centro Nacional de Primatas, do Ministério da Saúde do Brasil, o que significa que o macho líder do grupo tem a prioridade para acasalar com um maior número de fêmeas.
4) A cauda é de grande ajuda para os macacos-prego
As caudas dos macacos-prego são importantes para eles e para suas atividades diárias.
Como explica o Zoológico de Madri, eles usam essa parte do corpo para se movimentar. Também enrolam a cauda em galhos de árvores para se balançar e para se deslocar de um lugar para outro sem dificuldade.