O último eclipse deste ano está se aproximando e será neste sábado, 28 de outubro. Vai ser um eclipse lunar, no qual a Terra não permite que a luz do sol chegue à Lua. Portanto, nesta noite, a Lua cheia desaparece coberta pela sombra da Terra, como explica a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.
Esse será um eclipse parcial, o que significa que há um alinhamento imperfeito entre os três corpos celestes (a Terra, o Sol e a Lua). Nesse caso, o observador do eclipse perceberá que a sombra na Lua cresce e depois retorna, sem cobrir todo o espaço.
O calendário de eclipses lunares da Nasa indica que esse fenômeno astronômico de 28 de outubro durará cerca de 1 hora e 17 minutos em sua fase parcial, mas o fenômeno completo levará pouco mais de quatro horas.
O eclipse parcial lunar terá início às 15h01 e se encerrará às 19h26 (no horário de Brasília) e o melhor momento para vê-lo é durante a noite.
O fenômeno também será visível na Europa, África, Ásia, Austrália e parte das Américas, com exceção da América do Norte.