(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Ciência

Os 6 animais surpreendentes que se pode encontrar nas Ilhas Galápagos

O complexo de ilhotas equatorianas se destaca pelo número de animais nativos tão únicos que fizeram Charles Darwin viajar ao local para estudar e classificar essas espécies.

Publicada em 03/10/23 às 09:47h - 194 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Vista de duas praias na Ilha Bartolomé, nas Ilhas Galápagos, no Equador.  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

As Ilhas Galápagos são um exemplo de vida animal sem paralelo no mundo. O complexo de ilhas se destaca por sua intocada biodiversidade: "Somos observadores de um mundo que não demonstra absolutamente nenhum interesse por nós, humanos", descreve um artigo publicado pela Aquae Foundation (fundação internacional dedicada a promover o uso sustentável da água e de outros recursos naturais no mundo), sobre o dia a dia da fauna em Galápagos. 

Apenas quatro ilhas, de um total de 13, são habitadas atualmente por humanos. De acordo com a Aquae, “as pessoas são a atração dos animais que vivem lá”, e não o contrário, como acontece em outras partes do mundo. 

Um exemplo está no fato de que, muitas vezes, é difícil ocupar as margens da ilha devido ao grande número de leões marinhos que usam a área para descanso. Isso faz com que os moradores locais montem um perímetro para caminhar pelo local sem se aproximar muito deles. 

A relação de Charles Darwin com as Ilhas Galápagos

Por volta do século 19, o biólogo e naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) realizou um estudo sobre as espécies que habitavam as Ilhas Galápagos e as comparou com as que viviam em outras ilhas próximas. As diferenças que surgiram entre elas, diz a Aquae, aconteceram devido a uma adaptação ao ambiente após a passagem do tempo, o que poderia até levar à criação de novas espécies. 

Em sua viagem pelas Américas, o biólogo lançou as bases da teoria da seleção natural. Algumas das espécies endêmicas da ilha até levam seu nome em homenagem à taxonomia que o próprio Darwin determinou durante suas incursões pela ilha. 

Descubra, abaixo, que espécies de animais surpreendentes e únicas se pode encontrar em Galápagos: 

1. Iguana terrestre de Galápagos


Iguana terrestre de Galápagos, Conolophus subcristatus, caminha na pista do Aeroporto de Baltra, Ilhas Galápagos, Equador.Iguana terrestre de Galápagos, Conolophus subcristatus, caminha na pista do Aeroporto de Baltra, Ilhas Galápagos, Equador.

A iguana terrestre de Galápagos (Conolophus subcristatus) é um réptil da família Iguanidae, endêmico das Ilhas Galápagos, que pode viver entre 50 e 60 anos. Embora tenha uma dieta herbívora, a Encyclopedia of Life (EOL), base de dados colaborativa sobre a vida animal na Terra, indica que alguns indivíduos ocasionalmente adicionam insetos, centopéias e carniça à sua dieta. 

O número de iguanas desta espécie vivas varia de 8 mil a 10 mil em toda a ilha, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). No entanto, seu status foi classificado como vulnerável. A população dessa iguana continua a diminuir devido à atividade vulcânica na área onde é mais incidente e à incorporação de espécies invasoras ao habitat, as quais acabam ameaçando sua vida. 

2. Pinguim de Galápagos

Essa é a única espécie de pinguim que vive em estado selvagem no norte do Equador. Como aponta o EOL, o pinguim de Galápagos (Spheniscus mendiculus) vive em cavernas costeiras próximas ao oceano, buscando temperaturas quentes.

Eles aproveitam a água para se refrescar do sol equatoriano e a maneira como nadam é bastante única: além de serem mais lentos, esses pinguins nadam com a cabeça para fora da água. 

Os pinguins de Galápagos aproveitam a corrente fria de Cromwell, uma corrente oceânica que flui de oeste para leste perto da superfície do Oceano Pacífico, para regular sua temperatura durante o dia e retornar à terra à noite.

De acordo com a EOL, esta é a segunda menor espécie de pinguim de sua família: os indivíduos têm 49 centímetros de comprimento e pesam, em média, 2,5 quilos.

3. Lobo-marinho-de-galápagos 

O primeiro mamífero da lista habita as águas tropicais da América Central e é nativo das ilhas equatorianas. De acordo com o EOL, o lobo-marinho de Galápagos (Arctophoca galapagoensis) habita áreas rochosas e ilhotas locais, onde frequentemente descansa e cuida de seus filhotes menores. 

Esse animal não é uma espécie migratória: alimenta-se de peixes e moluscos exclusivamente à noite, quando suas presas estão localizadas mais perto da superfície. 

Enquanto um exemplar macho pode atingir 1,5 metro de comprimento e pesar em média 64 quilos, as fêmeas têm 1,2 metro de comprimento e pesam entre 22 e 34 quilos. É a menor espécie da família Otariidae, que compreende todas as espécies de pinípedes do mundo, conclui a Encyclopedia of Life

4. Rato de Santiago de Galápagos

Os matagais subtropicais secos das Ilhas Galápagos são o lar da espécie chamada Nesoryzomys swarthi, um roedor da família Cricetidae. 

Embora considerado extinto desde seu último registro, em 1906, a EOL observa que o pequeno roedor foi redescoberto em 1997. 

IUCN indica que o status de conservação do rato de Santiago de Galápagos é atualmente vulnerável porque sua população restrita está potencialmente ameaçada pela possível introdução de espécies de fora da ilha,  como ratos, camundongos e gatos. O número atual de indivíduos é desconhecido na Lista Vermelha. 

5. Falcão-de-Galápagos


Um falcão de Galápagos, Buteo galapagoensis, na Ilha Isabela, em Galápagos.Um falcão de Galápagos, Buteo galapagoensis, na Ilha Isabela, em Galápagos.

Esse pássaro é mais um exemplar da interessante lista de espécies endêmicas dessas ilhas equatorianas. Entretanto, não se sabe de onde ele veio ou quando seus ancestrais chegaram às ilhas.

O Falcão-de-Galápagos (Buteo galapagoensis) come em sua dieta alimentar uma grande variedade de animais, que podem ser iguanas marinhas, cobras, peixes e ovos de tartaruga gigante. Ele é capaz até mesmo de comer ovos vivos e filhotes de colônias de outras aves marinhas nativas de seu habitat. 

Antes da chegada das pessoas à ilha, o Falcão-de-Galápagos também devorava pequenos roedores, informa a EOL.  

6. Tentilhão de Darwin


Uma árvore genealógica de treze espécies de tentilhões das Ilhas Galópagos.Uma árvore genealógica de treze espécies de tentilhões das Ilhas Galópagos.
ARTE DE NGS ART DEPT

O tentilhão de Darwin (Geospiza fortis) é uma espécie da família Thraupidae. Seu nome vem da lista de pássaros que o biólogo e naturalista inglês descobriu e estudou durante sua viagem pelas ilhas equatorianas a bordo do HMS Beagle, um navio pertencente à Coroa Britânica com o qual ele realizou expedições biológicas nos mares e terras das Américas. 

Endêmico das Ilhas Galápagos, o tentilhão de Darwin se alimenta principalmente de sementes. Ele também come flores, brotos, folhas jovens e, ocasionalmente, insetos, conclui a enciclopédia.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO