Ao sentir febre, é normal que muitas pessoas fiquem preocupadas. Nessa condição, a temperatura do corpo aumenta acima do normal (que é em torno de 37º C). Confira a seguir os motivos de alguém sentir febre e o que isso significa no organismo.
Geralmente, a pessoa desenvolve a febre porque o corpo tenta matar o vírus ou a bactéria que está causando uma infecção, explica o MedlinePlus, um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (NLM, na sigla em inglês).
A maioria das bactérias e dos vírus sobrevive bem quando o corpo está em uma temperatura normal. No entanto, a febre torna mais difícil a sobrevivência deles e ativa o sistema imunológico do organismo.
A temperatura corporal elevada também pode ser causada por outros motivos, como doenças autoimunes, medicamentos ou reação a vacinas (embora não se deve deixar de tomá-las por conta dos efeitos colaterais passageiros), destaca a NLM.
Além do aumento da temperatura corporal, a Harvard Medical School (HMS), faculdade de medicina da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, identifica outros sintomas comuns associados à febre.
Eles incluem sudorese, calafrios, dor de cabeça, dor muscular, falta de apetite, erupção cutânea (manchas e ferimentos na pele), inquietação e fraqueza geral do corpo.
"Os sintomas específicos associados à febre geralmente fornecem pistas que ajudam a identificar sua causa", diz a instituição ligada à Harvard.
De acordo com a faculdade de medicina, é possível reduzir o risco de contrair doenças que causam febre adotando alguns hábitos simples. Entre eles:
No tratamento da febre, é importante determinar a causa da condição. Portanto, o MedlinePlus sugere entrar em contato com um médico sempre que a temperatura subir rapidamente.