(64) 9 9989 9911

NO AR

Planeta Rádio

Com Grace Kelly, Léo Carvalho

Ciência

Por que as pessoas têm febre quando estão doentes

A febre é uma resposta natural do corpo diante de algumas situações específicas.

Publicada em 18/09/23 às 18:40h - 33 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Uma menina refugiada afegã, com febre, descansa num beliche num centro único em Adasevci, na Sérvia, perto da fronteira com a Croácia. Os sintomas da febre incluem dor de cabeça, dor muscular, falta de apetite, fraqueza geral do corpo, dentre outros.  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Ao sentir febre, é normal que muitas pessoas fiquem preocupadas. Nessa condição, a temperatura do corpo aumenta acima do normal (que é em torno de 37º C). Confira a seguir os motivos de alguém sentir febre e o que isso significa no organismo.

O que causa a febre

Geralmente, a pessoa desenvolve a febre porque o corpo tenta matar o vírus ou a bactéria que está causando uma infecção, explica o MedlinePlus, um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (NLM, na sigla em inglês).

A maioria das bactérias e dos vírus sobrevive bem quando o corpo está em uma temperatura normal. No entanto, a febre torna mais difícil a sobrevivência deles e ativa o sistema imunológico do organismo.

A temperatura corporal elevada também pode ser causada por outros motivos, como doenças autoimunes, medicamentos ou reação a vacinas (embora não se deve deixar de tomá-las por conta dos efeitos colaterais passageiros), destaca a NLM.

Quais são os sintomas da febre?

Além do aumento da temperatura corporal, a Harvard Medical School (HMS), faculdade de medicina da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, identifica outros sintomas comuns associados à febre.

Eles incluem sudorese, calafrios, dor de cabeça, dor muscular, falta de apetite, erupção cutânea (manchas e ferimentos na pele), inquietação e fraqueza geral do corpo. 

"Os sintomas específicos associados à febre geralmente fornecem pistas que ajudam a identificar sua causa", diz a instituição ligada à Harvard.

Como prevenir a febre

De acordo com a faculdade de medicina, é possível reduzir o risco de contrair doenças que causam febre adotando alguns hábitos simples. Entre eles:

  • Praticar uma boa higiene e lavar as mãos com frequência;
  • Limitar a exposição a pessoas com sintomas de alguma infecção;
  • Cozinhar e armazenar os alimentos adequadamente para evitar intoxicação alimentar;
  • Manter as vacinas atualizadas.

No tratamento da febre, é importante determinar a causa da condição. Portanto, o MedlinePlus sugere entrar em contato com um médico sempre que a temperatura subir rapidamente.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO