As baleias têm uma grande presença nos oceanos do mundo e existem em diversas espécies diferentes. Pertencentes à família dos cetáceos, cada uma delas tem características próprias, ainda que tenham em comum o grande porte de cada um de seus exemplares. .
Entre as famílias de baleias, há três que são consideradas as mais pesadas. Descubra suas principais características – como quantas toneladas tem, qual seu tamanho e hábitos alimentares, e conheça ainda o habitat desses verdadeiros gigantes marinhos.
Em ordem de peso, a baleia azul (Balaenoptera musculus) não é apenas a baleia mais pesada, mas também o maior animal do mundo. Conforme mencionado pelo Animal Diversity Web (ADW), banco de dados online sobre história natural da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, o maior exemplar já encontrado pesava 190 toneladas e media 33,5 metros.
A baleia azul pode ser encontrada em todos os oceanos do mundo, tanto em águas polares como tropicais. Alimenta-se de krill, um pequeno crustáceo marinho parecido com o camarão (o qual pode consumir de 3 a 4 toneladas por dia), além de plâncton e certos peixes.
Leia mais: (Centenas de baleias surpreendem a equipe da National Geographic na Antártica)
As baleias-da-Groenlândia (Balaena mysticetus) habitam o hemisfério norte e são as segundas baleias mais pesadas do mundo, com média de peso de 75 a 100 toneladas, e comprimento que varia entre 14 a 18 metros.
Sua dieta é baseada em zooplâncton de crustáceos, organismos da fauna bentônica, além de copépodes (crustáceos de milímetros de comprimento). Desses últimos, a baleia-da-Groenlândia pode comer até 50 mil por minuto.
Esse tipo de cetáceo vive há muito tempo nos oceanos que pertencem ao hemisfério norte e, de acordo com a Animal Diversity Web, seu número diminuiu nos últimos 100 anos. Atualmente, existem apenas cinco populações isoladas conhecidas no Atlântico Norte e no Mar de Bering.
A baleia franca austral (Eubalaena australis) é a terceira baleia mais pesada, atingindo de 36 a 74 toneladas, e pode medir de 16 a 18 metros. De acordo com a ADW, os filhotes dessa espécie já nascem pesando de 1.000 a 1.500 quilos e têm de cinco a seis metros de comprimento, crescendo aproximadamente três centímetros por dia.
Sua dieta consiste de pequenos plânctons, como larvas de crustáceos, pelágicos e copépodes. É uma baleia que vive apenas no hemisfério sul e permanece em áreas próximas a ilhas e continentes.