O tremor (ou calafrio) é uma reação natural às baixas temperaturas, ou seja, ao frio.
De acordo com o Medline Plus, um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina (National Library of Medicine, ou NLM na sigla em inglês) que é parte do Instituto Nacional de Saúde (National Institutes of Health, ou NIH na sigla em inglês) dos Estados Unidos, tremores são causados por rápidas contrações e relaxamentos musculares.
Quando a temperatura corporal está muito alta ou muito baixa, o hipotálamo (uma área do cérebro que controla, entre outras coisas, a temperatura corporal, a fome e a sede) aciona procedimentos adequados de redução ou elevação da temperatura, de acordo com as necessidades do corpo.
Quando a pele fica fria, são desencadeados efeitos reflexos imediatos em todo o corpo que começam a elevar a temperatura corporal de várias maneiras. Uma delas é causar tremores, explica o capítulo “Body Temperature Regulation and Fever” (“Regulação da Temperatura Corporal e da Febre”, em tradução) no livro-texto de fisiologia médica de Guyton e Hall (considerado a melhor obra de fisiologia do mundo), publicado em 2021.
Isso acontece graças a uma região do hipotálamo chamada "centro motor primário de tremores", uma área que é excitada por sinais de frio da pele e da medula espinhal e é ativada quando a temperatura do corpo cai abaixo de um nível crítico.
Por causa desse mecanismo natural, a pessoa pode se recuperar da baixa temperatura corporal e, de acordo com o artigo, durante o pico de tremores, a produção de calor no organismo pode aumentar de quatro a cinco vezes frente à taxa normal.
Entretanto, é importante saber o motivo do tremor, pois ele também pode ocorrer em outros momentos. Como explica o MedlinePlus, tremores corporais podem prever o início de uma febre ou ser um sintoma de alguma doença.