A mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é uma criatura rápida, inquieta e letalmente venenosa que, quando ameaçada, pode ser muito agressiva. A cobra foi a responsável pela morte de muitas pessoas, e os mitos africanos exageram seus poderes a proporções lendárias. Por todos esses motivos, a mamba-negra é indiscutivelmente considerada a serpente mais letal da África.
A mamba-negra vive nas savanas e nas colinas rochosas do sul e do leste da África. É a maior serpente venenosa da África, atingindo até 4,5 metros, embora a média seja de cerca de 2,5 metros. Elas também estão entre as cobras mais rápidas do mundo, capazes de deslizar a 20 quilômetros por hora.
Seu nome não se deve à cor da pele, que geralmente é verde-oliva ou cinza, mas ao preto azulado dentro da boca, que ela abre quando se sente ameaçada.
NOME COMUM: Mamba-negra
NOME CIENTÍFICO: Dendroaspis polylepis
CLASSE: Répteis
DIETA: Carnívora
TAMANHO: Até 4,3 metros
PESO: Até 1,5 kg
A mamba-negra é um animal esquivo e, quando confrontada, quase sempre tenta escapar. Entretanto, quando encurralada, essa cobra levanta a cabeça, às vezes a uma altura equivalente a um terço do corpo, e abre a boca. Se o oponente persistir, a mamba ataca não uma, mas várias vezes, injetando grandes quantidades de uma potente toxina que afeta o sistema nervoso e o coração.
Antes do soro específico contra o veneno da mamba-negra, uma picada dessa temível cobra era letal em quase 100% das vezes, geralmente em 20 minutos. Infelizmente, o antídoto ainda não está disponível em todas as áreas rurais do habitat da mamba, e as mortes causadas por esse animal ainda são frequentes.
A mamba-negra não tem status especial de conservação. Entretanto, a invasão de seu território, além de pressionar a espécie, contribui para o aumento de encontros potencialmente perigosos com essas cobras.