(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Ciência

Buracos negros seriam a fonte da misteriosa energia escura que forma 70% do Universo

Descoberta tem o potencial de revolucionar toda a cosmologia, caso a teoria proposta em um novo estudo se confirme

Publicada em 21/02/23 às 10:19h - 77 visualizações

por Kativa FM \\ History Brasil


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Kativa FM \\ History Brasil)
Apesar de compor cerca de 70% do Universo, a energia escura permanece um mistério para os cientistas. Agora, um novo estudo aponta a provável origem dessa força. De acordo com uma equipe internacional de pesquisadores, sua fonte seriam os buracos negros.

Expansão acelerada do Universo

Na década de 1990, cientistas descobriram que a expansão do Universo está se acelerando: tudo está se afastando de tudo em um ritmo cada vez mais rápido. Trata-se de um fenômeno difícil de entender, pois a força da gravidade entre todos os objetos do Universo deveria estar diminuindo essa expansão. Para explicar o que está acontecendo, foi proposto que uma energia escura era responsável por separar as coisas com mais força do que a gravidade.

Galáxia
A energia escura forma cerca de 70% de todo o Universo

Essa teoria estava ligada a um conceito proposto por Einstein: uma "constante cosmológica" se opunha à gravidade e impedia o colapso do Universo. O conceito foi reavivado com a descoberta da expansão acelerada do Universo, tendo como principal componente uma espécie de energia incluída no próprio espaço-tempo, denominada energia do vácuo. Essa energia afasta ainda mais o Universo, acelerando a expansão.

Entretanto, os buracos negros representavam um problema para validar a teoria. Isso porque sua gravidade extremamente forte é difícil de se opor, especialmente em seus centros, onde tudo parece ser destruído em um fenômeno chamado de "singularidade". Mas, novas observações de galáxias antigas e adormecidas mostram buracos negros crescendo mais do que o esperado, alinhando-se com o fenômeno previsto na teoria da gravidade de Einstein.

Esta é a primeira evidência observacional de que os buracos negros realmente contêm energia de vácuo e que estão “acoplados” à expansão do Univers. Se outras observações confirmarem isso, o acoplamento cosmológico redefinirá a compreensão do que é um buraco negro. “Se a teoria se confirmar, isso irá revolucionar toda a cosmologia, porque finalmente temos uma solução para a origem da energia escura que tem deixado perplexos os cosmólogos e físicos teóricos por mais de 20 anos”, disse Chris Pearson, coautor do estudo e pesquisador do Conselho de Instalações Científicas e Tecnológicas, no Reino Unido.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2025 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO