(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Ciência

\"Nova\" camada do nosso planeta é descoberta escondida sob a crosta terrestre

Formada por rocha derretida, ela poderá ajudar os cientistas a desvendar o mistério sobre o movimento das placas tectônicas

Publicada em 08/02/23 às 08:10h - 55 visualizações

por Kativa FM \\ History Brasil


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Kativa FM \\ History Brasil)
Cientistas dos Estados Unidos acabaram de descobrir a existência de uma "nova" camada no interior do nosso planeta. Situada sob a crosta terrestre e formada por rocha parcialmente derretida, ela poderá ajudar a resolver um debate de longa data sobre como as placas tectônicas se movem. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Nature Geoscience.

Astenosfera

A camada de rocha derretida está localizada a cerca de 160 quilômetros da superfície e faz parte da astenosfera, que fica sob as placas tectônicas da Terra, no manto superior. A astenosfera é importante pois forma uma margem relativamente macia que permite que essas placas se movam através do manto. A causa dessa maciez, no entanto, não é bem compreendida pela ciência. 

Nova camada da Terra
Imagem:Junlin Hua/UT Jackson School of Geosciences, via EurekAlert

Anteriormente, os pesquisadores pensavam que as rochas derretidas poderiam estar por traz da maciez, mas isso não parece influenciar decisivamente o fluxo das rochas do manto. “Quando pensamos em algo derretendo, pensamos intuitivamente que isso deve desempenhar um grande papel na viscosidade do material”, disse Junlin Hua, líder do estudo e pesquisador da Universidade do Texas. “Mas o que descobrimos é que, mesmo onde a fração derretida é bastante alta, seu efeito no fluxo do manto é muito menor”, completou.

De acordo com o estudo, a convecção de calor e rocha no manto é a influência predominante no movimento das placas. Embora o interior da Terra seja em grande parte sólido, durante longos períodos de tempo, as rochas podem se deslocar e fluir como mel. “Este trabalho é importante porque entender as propriedades da astenosfera e as origens de por que ela é fraca é fundamental para entender as placas tectônicas”, disse a coautora Karen Fischer, sismologa e professora da Universidade Brown.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2025 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO