Quatro astronautas serão enviados nesta missão (entre eles, a primeira mulher e a primeira pessoa de uma etnia que não seja a branca a pisar na Lua). A tripulação viajará a bordo da espaçonave Orion, que partirá do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O local de pouso da missão da NASA será uma região que os humanos nunca exploraram antes: o Polo Sul lunar.
"Condições extremas e contrastantes tornam (o Polo Sul lunar) um local desafiador para os terráqueos pousarem, viverem e trabalharem, mas as características únicas da região prometem descobertas científicas sem precedentes no espaço profundo", diz o comunicado da NASA. Durante sua estadia na Lua, os astronautas farão trabalhos científicos dentro da espaçonave e conduzirão uma série de caminhadas lunares, explorando a superfície do satélite natural.
Durante seus passeios lunares, os astronautas tirarão fotos e vídeos, farão levantamentos geológicos, coletarão amostras e irão obter outros dados científicos. As equipes de controle da missão no solo estarão em contato com a tripulação enquanto transmitem o que veem, ouvem e sentem. "Por meio da cobertura da missão e da capacidade de enviar imagens e vídeos de alta qualidade para o solo com tecnologia de comunicação avançada, eles compartilharão uma nova experiência humana única com o mundo", diz a agência espacial.