(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Ciência

O que acontece com o cérebro quando não dormimos

Dormir é uma parte importante da rotina diária, e quando não dormimos o suficiente, nossas capacidades cognitivas e emocionais são abaladas.

Publicada em 21/12/22 às 08:52h - 67 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O termo japonês inemuri, ou \"dormir enquanto presente\", é uma forma distinta de cochilo em que uma pessoa cochila em um local não projetado para dormir. FOTO DE MAGNUS WENNMAN  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Os humanos gastam cerca de um terço da vida dormindo, algo tão essencial para a sobrevivência como comida ou água. De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame dos Estados Unidos, o sono é importante para manter várias funções cerebrais, como a comunicação entre as células nervosas e a remoção de toxinas que se acumulam enquanto acordados. 

Portanto, sem dormir, o instituto alerta que a pessoa pode não formar ou manter os caminhos no cérebro que lhe permitem aprender e criar novas memórias. Fora isso, também fica mais difícil se concentrar e responder rapidamente às diferentes situações do dia a dia.

Como a falta de sono afeta nosso cérebro?

Um estudo intitulado O cérebro humano com privação de sono, de 2017, publicado na revista científica Nature Reviews Neuroscience, discorre sobre algumas alterações neurais que ocorrem no cérebro quando não dormimos o suficiente

Segundo a publicação, uma capacidade cognitiva especialmente suscetível à perda de sono é a atenção. Em pessoas com privação de sono, “o desempenho em tarefas que precisam de atenção deteriora-se de forma dose-dependente com a quantidade de sono acumulado”, explica o artigo. Ou seja, quanto menos sono temos, mais difícil é manter a atenção. 

A publicação detalha  que isso acontece porque a falta de sono afeta regiões e redes cerebrais associadas à atenção, como o córtex pré-frontal dorsolateral, área também ligada à inibição, coordenação e modulação do comportamento. 

Outra função cerebral prejudicada pela privação de sono é a memória de trabalho, um componente cognitivo que permite o armazenamento temporário de informação enquanto uma determinada tarefa está sendo realizada. 

Segundo o estudo, a base neural responsável pela memória de trabalho se sobrepõe anatomicamente ao sistema de atenção. O impacto nessa região pode prejudicar algumas atividades cognitivas como, por exemplo, a leitura.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO