Os cientistas já suspeitavam há muito tempo que os pássaros eram os parentes vivos mais próximos dos dinossauros. Essa hipótese se baseava em semelhanças morfológicas nos esqueletos de aves e dinossauros. Mas faltavam provas mais concretas para estabelecer uma relação entre os animais.
A pesquisa de 2008 foi conduzida por uma equipe internacional de especialistas de instituições de renome, como a Universidade Harvard, a Universidade da Carolina do Norte e o Museu de História Natural de Londres. Para o estudo, os cientistas coletaram proteínas de colágeno do osso da perna de uma fêmea de Tiranossauro rex que morreu há cerca de 68 milhões de anos.
Os pesquisadores compararam as moléculas de colágeno do dinossauro com 21 animais vivos, incluindo humanos, chimpanzés, camundongos, aves, jacarés e salmões. O resultado indicou que o colágeno do tiranossauro rex é mais semelhante ao de galinhas e avestruzes. Segundo Angela Milner, paleontóloga do Museu de História Natural de Londres, isso corrobora um enorme conjunto de evidências de registros fósseis que demonstra que as aves são descendentes de dinossauros carnívoros.