O cantor Gusttavo Lima e a influenciadora Deolane Bezerra estão entre os primeiros nomes que serão convocados pela CPI das Bets, que deverá ser instalada em breve no Senado com provável relatoria da autora do requerimento, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). A informação é da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.
O sertanejo e a influenciadora digital são investigados no âmbito da Operação Integration, da Polícia Civil de Pernambuco, por aparente elo com casas de apostas esportivas supostamente envolvidas com crimes de lavagem de dinheiro. A mesma operação teve como alvo as bets Esportes da Sorte, cujo dono se entregou à polícia em setembro, e Vai de Bet, sobre a qual pairam suspeitas de que tenha Gusttavo Lima como proprietário oculto.
A CPI foi confirmada na terça-feira (8), após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comunicar ao plenário da Casa o recebimento do requerimento para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar a influência de jogos de aposta on-line no orçamento das famílias.
“O requerimento contém subscritores em número suficiente”, disse Pacheco aos parlamentares, no plenário do Senado, pouco antes da votação que aprovou a indicação do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (BC).
Segundo Pacheco, a CPI das Bets deverá ter 11 membros titulares e 7 suplentes e também investigará a “possível associação” das bets com organizações criminosas e o uso de influenciadores nas propagandas das empresas.
A CPI deve oferecer conclusões no prazo de 130 dias, com limite de despesas de R$ 110 mil.