(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Brasil

Chuva preta: moradores no sul do RS registram fenômeno; saiba o que é e os riscos

Também conhecida como chuva de fuligem, ela impacta o meio ambiente, a saúde humana e até construções civis

Publicada em 11/09/24 às 10:28h - 25 visualizações

por Kativa FM \\ SBT News


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Chuva preta é registrada em cidades do Rio Grande do Sul | Reprodução/Redes sociais  (Foto: Kativa FM \\ SBT News)

Depois do fenômeno do sol vermelho ou sol do apocalipse devido à fumaça de focos de incêndio que se espalha em diferentes cidades do país, moradores de municípios do Sul do Rio Grande do Sul registraram uma chuva preta, na terça-feira (10).

Você sabe o que é e como ocorre a chuva preta?

Segundo a MetSul Metereologia, essa água também é chamada de chuva de fuligem ou soot, em inglês. Ela é uma material formado principalmente pelo carbono, que se origina a partir de uma queimada incompleta de materiais orgânicos, como combustíveis fósseis (carvão) e biomassa (madeira e resíduos agrícolas).

Esses materiais incendiados, em vez de transformarem a poluição em dióxido de carbono (Co₂) e vapor de água, transformam em partículas finas de carbono escuras e outros compostos. Como essa nova formação é extremamente pequena, com diâmetros na escala de nanômetros e micrômetros, as partículas permanecem no ar por longos períodos e podem viajar grandes distâncias.

Dessa forma, o fenômeno ocorre quando a fuligem e mais compostos contaminados na atmosfera se misturaram com a umidade e precipitam sob forma de chuva.

Céu em São Paulo, em agosto de 2019, com fumaça da Amazônia que terminou em chuva de fuligem | André Lucas/MetSul MetereologiaCéu em São Paulo, em agosto de 2019, com fumaça da Amazônia que terminou em chuva de fuligem | André Lucas/MetSul Metereologia

Impactos

Ainda de acordo com a MetSul Metereologia, esse tipo de chuva é indicativo de altos níveis de poluição e é normalmente registrado em áreas industriais, de queimadas ou onde ocorre uma intensa queima de combustíveis fósseis.

Ao cair no solo, esse poluente contamina a vegetação e onde há acúmulo de água. Ainda, ela deixa uma camada de sujeira na superfície que pode ser vista em prédios, veículos e outras estruturas. A chuva preta pode levar à degradação dos materiais civis e aumentar os custos de manutenção.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO