Uma nova frente fria deve atingir a região central do Brasil na sexta-feira (13), baixando as temperaturas. O sistema, no entanto, não será capaz de dissipar completamente o bloqueio atmosférico responsável pela onda de calor que afeta grande parte do país, trazendo apenas um alívio temporário às altas temperaturas.
Segundo o Climatempo, a frente fria trará chuva para o Sul, Centro-Oeste e Sudeste. No Sul, o sistema promoverá uma redução significativa do calor. Os estados mais impactados serão Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. Nessas áreas, as temperaturas cairão de forma acentuada, aliviando o desconforto do calor.
No Centro-Oeste, os destaques serão o Mato Grosso do Sul, o sul de Mato Grosso e o sul de Goiás, que sentirão a redução de temperatura no final de semana, quando o sistema alcançar essas regiões. Já no Sudeste, o sistema favorecerá a redução do calor extremo, com ênfase em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
Além de baixar as temperaturas, o avanço da frente fria ajudará a limpar a atmosfera no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina – castigada pela fumaça das grandes queimadas que ocorrem no Centro e Norte do continente na direção do Sul. O sistema, contudo, redirecionará e concentrará a fumaça nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Com isso, não há uma previsão concreta de melhora significativa na qualidade do ar, já que as queimadas devem continuar intensas nos próximos dias.
A combinação de chuvas com a fumaça das queimadas ainda pode resultar na chamada “chuva preta”. Isso ocorre quando a fuligem das queimadas se mistura às gotas de chuva, resultando em precipitações carregadas de partículas escuras. A previsão é que esse fenômeno seja observado nos próximos dias, principalmente no Sul e Sudeste.