Duas pessoas morreram e vinte ficaram feridas na tarde desta sexta-feira (30) após o teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife (PE), desabar. Entre os feridos está uma criança, que foi levada ao hospital com suspeita de fratura no punho, informou à Rádio Jornal Leonardo Gomes, chefe do Samu.
O Corpo de Bombeiros e os socorristas do Samu ainda fazem buscas no local para verificar se há outras vítimas sob os escombros.
As informações sobre mortos e feridos foram divulgadas prefeito João Campos (PSB) e pela vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania). A governadora Raquel Lyra (PSDB) estava no sertão do Estado e segue de helicóptero para o local do acidente.
No momento da queda do teto, cestas básicas estavam sendo distribuídas no local. Não era o momento de missa, por exemplo, quando o local estaria cheio. O chefe do Samu informou que os dois mortos foram localizados entre bancos da igreja.
Segundo o prefeito João Campos, a maioria dos feridos sofreu escoriações leves, sendo conduzidos para diferentes hospitais.
O chefe do Samu disse à Rádio Jornal que, entre os feridos, não há casos mais graves, de traumatismo craniano ou torácico, por exemplo. Gomes contou que muitas pessoas foram feridas pelo que parecem pedaços de vidro e de placas solares.
O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e mais autoridades atuam no acidente.
Em um dos vídeos, uma mulher é vista saindo dos escombros, enquanto outros no Santuário gritam para verificar se há mais alguém atingido. Uma segunda imagem mostra pessoas deitadas na calçada, possivelmente feridas.
Confira o vídeo:
Nas redes sociais, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), se pronunciou após tomar conhecimento do ocorrido. Ela informou que está em viagem, mas já acionou a equipe de segurança para lidar com a situação.
"Acabo de saber sobre o desabamento de parte do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, espaço de fé tão importante para nossa gente. Estou no Sertão, para agenda administrativa, mas já acionamos nossas equipes de segurança para resgate e atendimento imediato às vítimas. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição console a todos", disse em nota.
A Rádio Jornal informou que o santuário tinha passado recentemente por uma obra para instalação de placas solares em cima do teto. As causas do colapso do telhado ainda serão investigadas.