Em meio as enchentes que assolam há mais de 10 dias o Rio Grande do Sul (RS), deixando mais de 140 mortos e meio milhão de pessoas desalojadas, e o registro de um tornado, foi a vez de moradores de Caxias do Sul, região da Serra do estado, sentirem tremores na madrugada desta segunda-feira, 13.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os tremores foram registrados nos bairros Universitário, Madureira, Jardim América e Pio X. A suspeita é de que as fortes chuvas dos últimos dias sejam as responsáveis pelo evento, devido à terra molhada que aumenta os riscos de deslizamentos de terras, o que pode ter sido interpretado como os tremores.
Não houve registros de feridos. Entretanto, o Corpo de Bombeiros emitiu um alerta orientando os moradores a deixarem as suas casas em caso de rachaduras em paredes ou vigas. A corporação recebeu mais de 100 ligações durante a madrugada, por volta das 3h.
Vídeos que circulam nas redes sociais, inclusive, mostram algumas famílias saindo de suas casas logo após os tremores, com medo de desabamentos.
Tornado
Outro fenômeno metereológico vivenciado pelos morados do Rio Grande do Sul foi um tornado que atingiu a área rural de Gentil, região norte do estado, no sábado, 11, por volta das 13h30.
O fenômeno assustou moradores, que relataram ter durado aproximadamente 20 minutos. Entretanto, conforme informou o portal Climatempo, trata-se de um tornado de grau mais fraco, atingindo entre 104 km/h e 137 km/h.
Na escala Fujita, que mede a intensidade desses eventos, ele estaria no nível F0, considerado o menor entre os graus possíveis. Não há registro de feridos.