O Brasil tem uma longa história de relação entre seu extenso litoral e a presença de tubarões em algumas de suas praias. Recentemente, o Museu de História Natural da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, fez um estudo de investigação sobre as interações (não provocadas) entre tubarões e seres humanos em todo o mundo em 2023; e entre todos os países que tiveram ataques de tubarões, o Brasil ficou em quarto lugar, com três ocorrências oficiais no último ano – sendo superado apenas por Estados Unidos, Austrália e Nova Caledônia.
Para quem viaja pela enorme costa brasileira, que possui 10,9 mil quilômetros de extensão e mais de 270 cidades à beira-mar – como informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – é importante saber quais são as praias com maior possibilidade de encontrar um tubarão no mar, a fim de evitar qualquer tipo de problema, interação não intencional e até possíveis ataques fatais.
O estado de Pernambuco, localizado na região Nordeste, é o que mais registra a presença de tubarões em suas águas rasas e, consequentemente, o que possui mais interação e ataques de tubarões a banhistas. A região do Grande Recife, especialmente, é o principal foco da presença do animal – tendo, inclusive, várias placas de sinalização em praias sobre esse perigo.
Apesar de haver relatos anteriores, foi em 1992 que Pernambuco começou a registrar oficialmente os primeiros ataques de tubarões, de acordo com as autoridades locais. Segundo algumas pesquisas realizadas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), uma série de fatores faz com que os ataques sejam mais frequentes em Pernambuco, como:
Após três ataques (não fatais) que ocorreram em menos de 20 dias em 2023, o governo do Estado de Pernambuco resolveu lançar uma grande campanha de prevenção em toda a costa da região metropolitana do Recife, conforme foi relatado pela Agência Brasil.
A Praia de Boa Viagem, uma das mais centrais e famosas da capital pernambucana, é a que mais possui registros de ataques de tubarão, tendo registrado mais de 60 ataques e cerca de 25 mortes desde 1992. A praia é repleta de placas de advertência sobre a possível presença de tubarões no mar.
Localizada na cidade de Jaboatão de Guararapes, na região conhecida como Grande Recife, a Praia de Piedade já presenciou mais de 20 ataques de tubarões dos anos 1990 até hoje. Dois dos três ataques que ocorreram em 2023 foram justamente neste local – sendo que o terceiro caso ocorreu em uma praia de Olinda, também na região metropolitana de Recife.
Várias praias do município de Cabo de Santo Agostinho já registraram seis ataques de tubarões em suas águas desde os anos 1990 até hoje. Só no ano de 2021, o litoral da cidade teve seis casos notificados, segundo a UFRPE.
Apesar da Ilha de Fernando de Noronha estar distante da costa litorânea de Pernambuco, suas praias possuem mais de 10 registros de ataques de tubarão, especialmente na região da Baía de Sueste, sendo um local não recomendado para mergulhos pelos estudiosos da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Há registros de ataques de tubarões em outras regiões do litoral brasileiro, como em São Sebastião, em São Paulo, e na praia de Atalaia, em Aracajú, Sergipe, mas nenhuma região possui tantos casos como Pernambuco.