Quem busca aventura em destinos de natureza exuberante com fauna e flora de características únicas, cachoeiras e trilhas desafiadoras encontra nas diversas chapadas do Brasil destinos perfeitos.
Mas o que faz uma região ser considerada uma Chapada? Quais são as mais belas e famosas dentro do território brasileiro para se visitar? A seguir, National Geographic responde:
As chapadas são formas de relevo de grande extensão localizadas especialmente nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Elas possuem características geológicas específicas como altitude elevada e topo relativamente plano, sendo também conhecidas como como “altiplano” ou em inglês, plateaus, como explica a Revista Brasileira de Geomorfologia (periódico online que desde 2000 tem foco em pesquisas relacionadas à gênese, evolução e formas de relevo brasileiro) e a a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido).
Com paisagens deslumbrantes e cachoeiras incríveis, as chapadas brasileiras são um verdadeiro paraíso para quem gosta de ecoturismo, reunindo natureza e aventura em uma viagem especial.
O Brasil possui sete chapadas espalhadas pelo seu território, são elas: Chapada Diamantina (Bahia), Chapada dos Veadeiros (Goiás), Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), Chapada das Mesas (Maranhão), Chapada do Araripe (que tem seu terreno nos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí), Chapada dos Parecis (Mato Grosso) e Chapada do Guarani (São Paulo).
Das belíssimas sete chapadas existentes no país, algumas se tornaram mais famosas por sua exuberância natural e também por possuírem melhor estrutura para receber os viajantes.
Conheças quais são as mais famosas chapadas do Brasil e escolha seu próximo destino de viagem:
Como o próprio site do Ministério do Turismo do Brasil define, essa é a “chapada da natureza selvagem”. O Parque Nacional da Chapada Diamantina entra para a lista como um lugar para ser desbravado por quem ama a diversidade de fauna e flora. Ele está localizado na Bahia e possui 152 mil hectares. Alguns de seus destaques são: as cachoeiras da Fumaça e do Buracão, o Poço Azul e a trilha da travessia do Vale do Pati.
O relevo da Chapada Diamantina é formado por uma cadeia montanhosa, mas possui a biodiversidade de estar em três biomas: Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica – sendo acessada pelas cidades de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. Seu nome tem origem na descoberta de jazidas de diamantes encontradas na região no século 19.
Essa chapada é definida pelo Ministério do Turismo do Brasil como um lugar para uma “viagem astral”, pois reúne em um só local natureza impressionante e muitas histórias místicas. Com mais de 240 mil hectares (sendo maior até que o estado de Sergipe), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no bioma Cerrado e se divide entre as cidades de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcanti.
Quem visita a Chapada dos Veadeiros pode vivenciar experiências na natureza, como caminhada, observação de aves, atividades com fins educacionais e científicos, campismo, escalada e diversas outras práticas esportivas. Entre seus locais de destaque estão o belíssimo Vale da Lua, com formações rochosas que os visitantes parecem estar na superfície da Lua, além da Cachoeira de Santa Bárbara e várias outras trilhas.
Essa chapada é conhecida como o “templo das cavernas”, como explica o Ministério do Turismo do Brasil. Isso porque a região é praticamente um museu natural e arqueológico a céu aberto, possuindo 33 mil hectares em que cerca de 46 sítios arqueológicos guardam as relíquias de antepassados e de dinossauros que viveram na região cerca de 64 milhões de anos atrás, como explica o site governamental.
Localizada no bioma Cerrado, está na cidade de Cuiabá e também numa cidade de mesmo nome: Chapada dos Guimarães. É lá que nascem importantes rios brasileiros, como o rio Paraguai, Tocantins, Araguaia e Juruena-Tapajós. Entre seus locais mais interessantes estão a Cachoeira do Véu da Noiva, o Morro de São Jerônimo e o Circuito das Cachoeiras.
Mais isolada e distante dos grandes centros, a Chapada das Mesas tem se tornado um destino turístico cada vez mais procurado pois é perfeita para turistas de todas as idades. Apesar de estar no Maranhão, a capital mais próxima é Palmas (Tocantins), que fica a 500 km, já São Luís está a 840 km – estando exatamente nas cidades de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão, como explica o site do Ministério do Turismo.
Localizada no centro-sul do Maranhão, a Chapada da Mesas é mais isolada e reserva mais de 160 mil hectares de bela natureza típica do Cerrado, com formações rochosas quem parecem "mesas", como a da foto.
Com mais de 160 mil hectares de Cerrado, seu parque foi criado apenas em 2005 e ganhou esse nome pois suas formações rochosas lembram “mesas”. Essa chapada abriga trilhas relativamente fáceis e belas cachoeiras e poços de águas cristalinas, como o Encanto Azul. Outros lugares imperdíveis são: a Cachoeira da Prata, a Cachoeira de São Romão (que possui 26 metros de queda d’água), o Morro do Chapéu e o santuário ecológico da Pedra Caída.