Segundo o estudo, o governo teria que investir R$ 11,5 bilhões em reconstrução e restauração de rodovias na região.
As rodovias do Amazonas (100%), do Acre (99,3%) e do Amapá (94,5%) são as em pior situação (veja o ranking abaixo).
Na contramão desses números está o Sudeste. Aproximadamente 56% das rodovias federais objetos do estudo estão em condição regular, ruim ou péssimo. Em alguns estados, esse percentual cai significativamente.
É o caso de São Paulo, com 26%. Ou seja, 74% da malha é classificada como ótimo ou bom. Na sequência de melhores rodovias da região aparece o Rio de Janeiro.
Apesar dos dados positivos, segundo a pesquisa, as rodovias do Sudeste demandam investimento de R$ 26 bilhões.
1. RJ-124: de Rio Bonito até São Pedro da Aldeia
2. SP-270: de Presidente Epitácio até Ourinhos
3. SP-225: de Itirapina até Santa Cruz do Rio Pardo
4. BR-153: de Aliança do Tocantins até Talismã
5. SP-463: de Ouroeste até Clementina
6. SP-320: de Rubinéia até Mirassol
7. BR-080: de Vila Propício até Padre Bernardo
8. SP-191: de Mogi Mirim até São Pedro
9. BR-364: de Jataí até São Simão
511. BR-174: de Presidente Figueiredo até Borba
512. PA-263: de Goianésia do Pará até Tucuruí
513. AP-010: de Macapá até Mazagão
514. AC-010: de Porto Acre até Rio Branco
515. PE-126: de Palmares até Quipapá
516. MA-106: de Governador Nunes Freie até Alcântara
517. PE-096: de Palmares até Barreiros
518. BR-364: de Cruzeiro do Sul até Acrelândia
519. PB-400: de Cajazeiras até Conceição
520. AM-010: de Manaus até Itacoatiara