As praias motivam as viagens de cinco entre 10 brasileiros, de acordo com dados do Ministério do Turismo do Brasil. O dado não espanta quando se considera que o país possui algumas das mais belas praias do mundo, lugares que, muitas vezes, além de serem verdadeiros santuários da natureza estão, inclusive, nos rankings internacionais de sustentabilidade.
É o caso da praia Ponte de Nossa Senhora do Guadalupe, localizada em Salvador, que ficou no pódio entre as melhores praias da América Latina segundo um estudo da Rede Proplayas, divulgado pelo Ministério do Turismo brasileiro.
A Rede é uma plataforma de intercâmbio colaborativo de gestão e certificação de praias presente em 17 países da América Latina e na Península Ibérica. A escolha das melhores praias da América Latina, divulgadas no início de junho de 2023, se baseia em índices como a qualidade da água e da paisagem, além de infraestrutura, acessibilidade e turismo sustentável.
A praia baiana Ponte de Nossa Senhora do Guadalupe aparece em terceiro lugar no ranking internacional da Rede Proplayas, com uma pontuação de 0.898. Quanto mais próximo de 1, melhor é a classificação. A praia em primeiro lugar foi Varadero Internacional, em Cuba, com pontuação de 0.981.
Além da qualificação internacional, a praia baiana também é premiada pelo Programa Bandeira Azul, um prêmio ecológico desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos Foundation for Environmental Education (FEE), uma das maiores em tema de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) do planeta.
No Brasil, o programa é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), que atua desde 1998 na conversação e preservação de ecossistemas naturais.
Para que uma praia seja premiada com o selo Bandeira Azul, o programa analisa um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental. Os critérios de atribuição da Bandeira Azul incluem diversos parâmetros em categorias como: qualidade da água, informação e educação ambiental, conservação do meio ambiente local, segurança, serviços e infraestruturas de apoio.
Em relação à qualidade da água, as localidades devem apresentar resultados excelentes com base em padrões de qualidade internacionais e nacionais. Ou seja, não basta apenas que ela seja considerada própria para banho.
Outra exigência é que se proporcionem atividades de educação ambiental aos frequentadores da praia a fim de promover o uso sustentável e preservação do ecossistema natural.
A praia Ponte de Nossa Senhora do Guadalupe está localizada na Ilha dos Frades, a cerca de uma hora e meia de barco da capital baiana, segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo de Salvador.
O órgão de turismo também considera o balneário como um pedaço de paraíso fora do continente. A praia conta com uma grande faixa de mata nativa, águas calmas, mornas e cristalinas. O local é uma das praias mais procuradas por turistas da Ilha dos Frades e é indicada para atividades como banho, pesca, mergulho e prática de outros esportes náuticos.
O ponto turístico também conta com um farol e a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, construída pelos portugueses no século 17, o que fez com que o local fosse protegido sob lei municipal como uma Área de Proteção Cultural e Paisagística. Segundo dados da secretaria de turismo local, na alta temporada (ou seja, no verão), a praia chega a receber 4 mil visitantes nos fim de semana.