Permanece internado no Hospital da Restauração, no Recife, o surfista André Luz Gomes, que foi mordido por um tubarão. A vítima, de 32 anos, sofreu ferimentos graves na perna esquerda.
O homem passou por cirurgia vascular horas após o incidente, recebeu transfusão de sangue e está em recuperação. O quadro de saúde dele ainda é grave, mas estável, de acordo com o boletim médico enviado pela assessoria de comunicação do hospital nesta terça-feira (21).
Na segunda-feira (20), o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 16h30 para resgatar um surfista que teria sofrido um ataque de tubarão. Uma viatura de resgate e um bote inflável de salvamento foram enviados para o local. No entanto, o surfista já havia sido retirado do mar pela população e socorrido por uma equipe do Samu.
Com este caso, sobe para 74 o número de incidentes com tubarões em Pernambuco. Esse é o mais recente e ocorreu no final da tarde de segunda-feira, em Olinda.
Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), na praia de Milagres, onde o surfista ficou ferido, há proibição para a prática de surf desde o ano de 1999.
Desde 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco, houve 74 ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 64 no continente e outras 10 na Ilha de Fernando de Noronha, segundo balanço do Cemit.
O ataque anterior a este ocorrido na segunda-feira foi em Fernando de Noronha. Um turista de Rondônia foi mordido no pé em abril de 2022. Também no arquipélago, em janeiro do ano passado, uma criança de 8 anos foi atacada e teve a perna amputada. A garota estava em viagem de férias com os pais.
Em 2021, uma pessoa morreu e outra ficou ferida após serem mordidas por tubarão. Esses dois casos foram registrados em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.