(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Brasil

Valor de mercado de obras de arte danificadas no Planalto é de cerca de R$ 40 milhões

Ao todo, 17 objetos históricos foram vandalizados no Palácio; após a restauração, a ideia é incluir imagem de artefatos danificados na etiqueta de identificação

Publicada em 24/01/23 às 08:48h - 28 visualizações

por Kativa FM \\ CNN Brasil.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Obra de Di Cavalcanti danificada após invasão ao Palácio do Planalto Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil  (Foto: Kativa FM \\ CNN Brasil.)

As obras de arte e os objetos históricos danificados no Palácio do Planalto durante os ataques criminosos aos Três Poderes, em 8 de janeiro, possuem um valor de mercado de cerca de R$ 40 milhões.

Ao todo, 17 peças do acervo da Presidência da República foram danificadas, incluindo o Relógio Balthazar Martinot, do século 17, e a pintura “As Mulatas”, de Di Cavalcanti.

A Presidência já iniciou o processo de restauração. Para recuperar o relógio, o governo brasileiro tem negociado um convênio com uma relojoaria suíça.

“A gente ainda aguarda contato de uma relojoaria suíça que vem ao Brasil e trará técnicos, inclusive em um sistema de trocas de cooperação técnica”, explicou o curador da Presidência da República, Rogério Carvalho.

Na segunda-feira (23), o mecânico Cláudio Ferreira, suspeito de ter quebrado o relógio, foi detido pela Polícia Federal em Uberlândia, em Minas Gerais.

Diante do cenário de destruição, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, pretende criar um Memorial à Democracia.

A ideia é também incluir na etiqueta das peças de arte restauradas imagem dos objetos históricos danificados.

“Para que isso não se repita. Para que essa informação possa ser inserida em um processo de educação patrimonial, que é a nossa intenção”, explicou Carvalho.

O curador contou ainda que a expectativa é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mude para o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, no início de fevereiro.

A recuperação do palácio governamental, no entanto, que enfrentou danos durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), não deve estar concluída.

“A pretensão é que a família entre agora no começo do mês, e terá acesso ao possível. Infelizmente é o que será possível no primeiro momento”, explicou o curador.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO