A partida desta quinta-feira, 01, entre Costa Rica e Alemanha será mais que especial para história do futebol. É que pela primeira vez, um jogo masculino da Copa do Mundo terá um trio feminino na arbitragem.
A árbitra francesa Stéphanie Frappart, de 38 anos, apitará o jogo pela 3ª rodada do Grupo E, com auxílio da brasileira Neuza Inês Back (veja abaixo) e da mexicana Karen Diaz Medina.
Stéphanie já esteve em campo nesta Copa, quando atuou como quarta árbitra no empate sem gols entre México e Polônia, pela 1ª rodada do Grupo C, sendo a primeira mulher a exercer uma função em Mundial masculino.
Igualdade na arbitragem
Conhecida pelo carisma e pelo respeito que conquistou em campo, a francesa quebrará a última barreira que faltava na carreira pioneira no futebol.
A árbitra foi a primeira mulher a arbitrar na competição europeia, em 2020. Stéphanie também está na lista de árbitros internacionais da Fifa desde 2009 e foi premiada em 2020 e 2021 como melhor do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
Para ela, este é um momento mais que importante para as mulheres que lutam pela igualdade na arbitragem.
“É uma grande evolução, um reconhecimento das minhas qualidades e competências. Esta é a minha linha de conduta desde o início, ser escolhida por minhas competências, não pelo meu gênero”, declarou a francesa numa entrevista coletiva.
Brasileira no time de arbitragem
A catarinense Neuza Back integra o trio feminino de arbitragem nesta próxima partida da Copa do Mundo.
Neuza nasceu em Santa Catarina e tem formação em Educação Física. Ela já apitou outras partidas, inclusive integrou a equipe de arbitragem dos Jogos Olímpicos de Tóquio e o Mundial da Fifa de 2020.
Com a convocação da FiFa a árbitra assistente se torna a primeira brasileira a realizar esse feito.
O duelo entre Costa Rica e Alemanha será no Al Bayt Stadium, em Al Khor (QA), nesta quinta-feira, às 16h (horário de Brasília).
Fonte: Só notícia boa.