Durante o incessante preparo para as provas, dores nas costas, no pescoço e ansiedade são comuns. É o caso da estudante Ana Clara Costa, de dezoito anos, que vai fazer o Enem em novembro.
“Não é fácil você ficar de frente para o computador horas e horas do seu dia, todos os dias. Às vezes você levanta depois de cinco horas só que está estudando. Às vezes pode até acabar esquecendo de beber água, de comer direito o que certamente atrapalha os resultados.”
Nestes últimos momentos que antecedem o exame, o cuidado com o corpo e a mente são fundamentais na busca pela aprovação.
O professor de Educação Física, do Colégio Marista em Brasília, Marcos Gabriel, dá dicas de ergonomia que podem ser grandes aliadas para os estudantes.
”Exercícios simples como esticar as pernas, esticar os braços, alongar e movimentar o pescoço. Levantar o tronco, deixar a coluna ereta podem fazer toda a diferença aí na hora da realização da sua avaliação.”
Neste ano, o Enem teve mais de três milhões de inscrições confirmadas. As provas do exame serão aplicadas nas versões impressa e digital nos dias 13 e 20 de novembro.
Fonte: Agencia Brasil.