O número de cidades em estado de emergência por conta das chuvas em Alagoas subiu para 51. Segundo informado pela Defesa Civil Estadual, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas e cerca de 23 municípios estão em situação mais crítica, com acessos alagados, rodovias interditadas e serviços de água e energia elétrica comprometidos.
"Maceió tem sofrido muito e nós estamos trabalhando para ajudar as vítimas das chuvas em nossa capital. Autorizei a utilização de escolas estaduais na região do Vergel para receber os desabrigados", disse o governador Paulo Dantas (MDB). Ele ressaltou que entrou em contato com os prefeitos e que um Gabinete de Crise foi criado para acompanhar a situação.
No início de junho, um temporal já havia atingido Alagoas, deixando ao menos 35 cidades em estado de emergência. Com as novas chuvas, registradas na tarde de 6ª feira (1º.jul), outros 16 municípios amanheceram alagados e se juntaram ao grupo.
"Estou preparando um novo decreto de emergência para ampliar o reconhecimento de calamidade pública para mais cidades atingidas", acrescentou Dantas. Desde o fim de semana, mais de 200 integrantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão atuando no socorro e na assistência à população.