A imagem mostra uma série de retalhos em forma de ziguezagues brancos cortando o solo marciano em altas latitudes, com algumas ocorrências de névoa preta e azul entre eles. Segundo pesquisadores da Universidade do Arizona, as marcas são características da primavera marciana. Nessa época, reservatórios ocultos de gelo subterrâneo se chocam contra a superfície seca de Marte e causam essas formações.
"Tanto a água quanto o gelo seco têm um papel importante na escultura da superfície de Marte em altas latitudes", diz um comunicado da instituição. "A água congelada no solo divide a superfície em polígonos. A erosão dos canais que formam os limites dos polígonos pelo gelo seco sublimado na primavera adiciona muitas voltas e reviravoltas a eles", explicam os pesquisadores.
Os cientistas estudam o solo com padrões poligonais em Marte porque essas características os ajudam a entender a distribuição recente e passada de gelos abaixo da superfície do planeta. Essas observações também podem fornecer pistas sobre as condições climáticas marcianas.
Fonte: History Brasil.