O Ministério da Saúde incluiu pessoas com mais de 40 anos na lista de quem pode tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a covid. Com essa faixa etária, aproximadamente mais 9 milhões de pessoas deverão se vacinar novamente. E ainda tem muita gente que não completou o esquema vacinal. Cerca de 120 milhões de brasileiros estão com doses em atraso.
Esse número foi divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (20).
Além disso, foi apresentado um estudo que confirma que pessoas não vacinadas têm até 9 vezes mais chance de morrer ou de apresentar complicações graves caso contraiam o coronavírus. Por isso, o secretário de vigilância em saúde, Arnaldo Medeiros, fez um apelo à população para ir aos postos e atualizar o seu cartão de vacinas.
A recomendação do Ministério da Saúde é que essa segunda dose de reforço seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço.
Desde 2021, quase 520 milhões de doses da vacina contra Covid-19 já foram distribuídas pelo governo federal, garantindo a proteção de 77% da população brasileira com as duas doses.