Sabe aquela dor de cabeça chata, como a enxaqueca, que tanto prejudica o trabalho no dia a dia? Realizar atividades físicas moderadas durante duas horas e meia por semana, pode prevenir essas dores. É o que aponta uma pesquisa do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto.
A pesquisa analisou o tempo de atividade física, no lazer e no deslocamento para o trabalho e sua relação com a ocorrência e frequência das crises de dor de cabeça. Como explica a médica e uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, Alessandra Goulart.
“Cento e cinquenta minutos de atividade moderada na semana ou setenta e cinco minutos de atividade física intensa na semana. Ou um ou outro que é o preconizado como estar associado à diminuição de qualquer tipo de dor de cabeça. Tanto a frequência das dores de cabeça, quanto a ocorrência.”
A pesquisa revelou também que a incidência de enxaqueca em mulheres é de três a quatro vezes maior que nos homens. A radialista Georgina Silveira conta como a dor de cabeça afeta sua convivência no dia-a-dia.
“Se você fala eu tô com enxaqueca, eu falo: eu não ouvi eu tô com dor, eu não escutei o que você falou, então eu não escuto, não enxergo, é uma dor muito horrível, muito grande. Só quem tem que sabe o que é uma dor de enxaqueca.”
Para realizar o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto, foram aplicados questionários entre os anos 2008 e 2010 com cerca de quinze mil pessoas de várias regiões do Brasil.
Fonte: Agencia Brasil.