Confirmado o terceiro caso de varíola dos macacos no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, é um homem de 51 anos, que está isolado em Porto Alegre depois de ter viajado para Portugal. Ele estava sendo monitorado desde o dia 27 de maio e desconhece ter tido contato com alguém contaminado ou suspeito da doença.
O caso foi confirmado por meio de PCR feito pelo Instituto Adolf Lutz, em São Paulo. O paciente está em tratamento, evolui bem e tem apresentado melhora. O ministério informou que tomou as medidas de controle necessárias, e, além do isolamento do homem, fez também o rastreamento de contatos do voo internacional que ele pegou de volta ao Brasil.
Até o momento, são três casos confirmados: esse de Porto Alegre e mais dois em São Paulo. Tem um outro caso sendo monitorado em Macaé, no estado do Rio de Janeiro. Este paciente tem 43 anos, não é morador da cidade, mas desembarcou de uma plataforma de petróleo com sintomas da doença. O resultado deve ser liberado ainda nesta segunda-feira (13).
O mundo enfrenta o maior surto da história de varíola dos macacos fora da África: já são mais de mil casos em todo planeta.
Essa é uma doença transmitida por um vírus que causa dor de cabeça e em todo corpo, calafrios e feridas na pele. Quem apresentar qualquer sintoma parecido, deve procurar assistência médica.
Fonte: Agencia Brasil.