Hoje é o Dia Internacional de Combate à Gordura no Fígado, conhecida mundialmente como Nash Day. A data é para conscientizar sobre a prevenção desse distúrbio em um órgão tão importante para nosso corpo.
Esteatose hepática não alcoólica ou gordura no fígado é uma condição que pode provocar inflamação severa no organismo e piorar o quadro de saúde do paciente.
O fígado trabalha na eliminação de substâncias tóxicas e produz a bile, fundamental para a digestão. Quando gorduroso, o órgão tem comprometimento em suas funções e pode evoluir até para uma cirrose hepática.
A hepatologista, Liliana Sampaio alerta que as doenças no fígado não costumam dar sinais e quando eles aparecem, geralmente, o quadro já está grave.
Apesar de não existir um tratamento específico, a recomendação para diminuir a gordura no fígado é a mudança na qualidade de vida, com a prática de atividades físicas e reeducação alimentar. Foi o que o paciente Rubem Vasconcellos fez quando descobriu o problema.
A conscientização e a prevenção da esteatose hepática são lembradas no chamado “Nash Day”, que é o dia internacional de combate à gordura no fígado, celebrado em nove de junho.
Essa iniciativa estimula a população a procurar um especialista para checar a situação do fígado. Neste ano, todos podem participar da ação pelo dia, por meio das redes sociais, é só colocar a #StopNashNow.
Fonte: Agencia Brasil.