O Rock Brasil comemora 40 anos. Óbvio que o estilo já tocava em palcos brasileiros desde a década de 1950, mas a geração conhecida como Rock Brasil é aquela dos anos 80. Nem precisa explicar muito. Basta pensar em quantas bandas nacionais de rock você conhece. Provavelmente, muitas serão dessa época, que teve três epicentros: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Na capital do país, o punk e o pós-punk foram algumas das principais influências. Para o guitarrista, cantor e compositor Philippe Seabra, da Plebe Rude, o inconformismo da juventude brasiliense deu força para as bandas.
Além da proximidade com o poder, Seabra afirma que, artisticamente, as bandas de Brasília tinham melodias simples, que combinavam com as letras mais contundentes e resultavam em músicas diretas.
Entre as bandas brasilienses estão a própria Plebe Rude, o Detrito Federal e o Aborto Elétrico, que deu origem à Legião Urbana e ao Capital Inicial.
A cena do rock na capital federal se organizou na Colina, onde moram os professores e alunos de pós-graduação da Universidade Brasília. Tanto que os músicos eram chamados de Turma da Colina. Mas a cidade tem outros 39 pontos que marcaram a história do ritmo. Eles foram organizados pelo próprio Philippe Seabra e fazem parte da Rota Brasília Capital do Rock.
Fonte: Agencia Brasil.