Oficialmente, a pandemia de covid-19 vitimou, de maneira fatal, 5 milhões e 400 mil pessoas entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, com base em informações oficiais divulgadas pelos países.
Mas a própria entidade afirma que o número real é bem superior.
Uma estimativa que acaba de ser divulgada pela OMS diz que, até fim do ano passado, a doença ceifou cerca de 15 milhões de vidas – um total, portanto, 3 vezes maior.
Essa estimativa considera as mortes associadas direta ou indiretamente pela pandemia, em razão do impacto nos sistemas de saúde e na sociedade como um todo.
Para o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, os dados preocupam não apenas por mostrarem o impacto da pandemia, mas também por deixarem evidente a necessidade de todos os países investirem em sistemas de saúde que possam sustentar serviços essenciais durante períodos de crise.
O pandemia de corona vírus foi declarada pela OMS em dia 11 de março de 2020.
No Brasil, de lá para cá, de acordo com monitoramento do Ministério da Saúde, já foram confirmadas mais de 660 mil mortes pela doença e mais de 30 milhões e meio de casos confirmados.
Atualmente, cerca de 236 mil pessoas estão em acompanhamento no país por causa de covid.
Fonte: Radio 2.