(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Brasil

Réus são absolvidos em 30% dos casos de reconhecimento fotográfico

Publicada em 05/05/22 às 08:54h - 52 visualizações

por Kativa FM \\ Agencia Brasil.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Kativa FM \\)

Passar mais de um ano na cadeia após ter sido reconhecido por engano em uma fotografia na delegacia. Essa foi a realidade de 80% dos réus absolvidos por erros no uso do reconhecimento fotográfico no Rio de Janeiro, apenas no primeiro semestre de 2021.

A dado preocupante está em pesquisa realizada pela Defensoria Pública com base em processos julgados no Tribunal de Justiça do Estado. Dos 242 processos analisados, os réus foram absolvidos em 30% dos casos. Entre eles, mais de 80%, ou 54 pessoas, tiveram a prisão preventiva decretada.

O tempo médio perdido por essas pessoas atrás das grades foi nada menos que um ano e dois meses. Mas, de acordo com a Defensoria, há quem tenha passado quase seis anos encarcerado preventivamente até a absolvição.

A pesquisa também reforça o perfil dos acusados com base no reconhecimento fotográfico: quase 96%  são homens e, mais de 63%, negros.

A coordenadora de Defesa Criminal da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Lúcia Helena Oliveira, ressalta a pouca confiabilidade do método de reconhecimento fotográfico utilizado nas delegacias.

Os impactos na vida de quem foi vítima desses erros são imensuráveis. Tiago Viana foi denunciado por roubo nove vezes e chegou a ser preso. Foi absolvido nos sete casos já encerrados. Em abril deste ano, a justiça confirmou liminar que determina a exclusão da foto de Tiago do cadastro de suspeitos da Delegacia de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Em janeiro de 2022, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro recomendou aos magistrados que reavaliem, com a urgência necessária, as decisões de prisões preventivas baseadas somente no reconhecimento fotográfico. A partir da recomendação do TJ, a Defensoria Pública também criou o Observatório do Reconhecimento Fotográfico para monitoramento e revisão dos casos.

Fonte: Agencia Brasil.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO