Papa Francisco pediu ao patriarca Kirill, chefe da Igreja Ortodoxa Russa, para defender o fim da guerra e a paz para a Ucrânia.
Segundo o portal de notícias do Vaticano, Francisco enviou carta com saudações pascais ao patriarca de Moscou e de outras cidades russas – os ortodoxos celebraram a páscoa no último domingo –.
E invocou o Espírito Santo como inspiração para transformar os corações e nos tornar verdadeiros artífices da paz.
O texto também diz: "que a grande passagem pascal da morte para uma nova vida em Cristo possa se tornar realidade para o povo ucraniano, que anseia por um novo amanhecer que ponha fim às trevas da guerra".
O papa enviou saudações também a outros patriarcas de igrejas orientais.
O líder do Vaticano pontuou que neste momento, todos sentimos o peso do sofrimento da nossa família humana, esmagada pela violência, pela guerra e por tantas injustiças.
E exortou que, em suas palavras, vamos continuar com o coração agradecido ao Senhor que tomou sobre si todo o mal e toda a dor do nosso mundo.
Francisco e Kirill tiveram o último contato por vídeo chamada em 16 de março.
O pontífice teria um encontro com o patriarca em junho, em Jerusalém, que foi adiado pela diplomacia do Vaticano, que considerou que a visita a um defensor do presidente Putin, da Rússia, poderia gerar confusão.
Fonte: Radio 2.