Os chamados Erros Inatos da Imunidade são defeitos genéticos em algum setor do sistema imunológico, que podem gerar infecções e alergias graves, doenças autoimunes e até câncer.
A campanha para marcar a Semana Mundial dos Erros Inatos da Imunidade será realizada até o dia 29 de abril em todo o Brasil.
A iniciativa é da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e também da associação "Eu luto pela Imuno Brasil". As duas entidades querem chamar atenção para os sinais de alerta, o diagnostico correto e a importância do tratamento precoce, como explica Juçaíra Giusti, vice-presidente da associação "Eu luto pela Imuno Brasil".
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Imunologia, entre 70% e 90% dos pacientes não sabem que têm Erros Inatos da Imunidade.
A instituição pede a inclusão de mais dois exames no teste do pezinho realizado nos bebês, assim que nascem, chamados de contagem de TREC e KREC.
A médica Anete Grumach, do departamento científico da associação, argumenta que eles são importantes para tratar precocemente algumas das doenças mais graves.
A médica cita alguns alertas para crianças: quatro ou mais novas otites em um ano, duas ou mais sinusites graves em um ano, dois ou mais meses em uso de antibióticos, com pouco efeito, duas ou mais pneumonias em um ano e dificuldade para ganhar peso ou crescer normalmente.
Já em adultos, duas ou mais novas sinusites em um ano, na ausência de alergia, diarreia crônica com perda de peso e infecções virais recorrentes estão entre os sintomas.
O diagnóstico precoce pode salvar vidas, mas hoje os pacientes enfrentam outra barreira, o fornecimento irregular de imunoglobulina. A medicação é fundamental para o tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes. O produto é feito a partir do plasma humano, um dos componentes do sangue, e hoje no Brasil é 100% importado.
A Hemobrás não produz e os pacientes têm dificuldades na aquisição tanto pelo valor quanto pela carência da medicação no SUS,
Juçaíra Giusti cobra uma política pública capaz de atender a demanda.
Procuramos o Ministério da Saúde para comentar sobre a distribuição do medicamento imunoglobulina, mas ainda não obtivemos resposta.
Para mais informações sobre o que é, como reconhecer os sintomas, o diagnóstico e tratamento dos Erros Inatos da Imunidade basta acessar os sites asbai.org.br e eulutopelaimunobrasil.org.br.
Fonte: Agencia Brasil.