Nesta quinta-feira, dia 21 de abril, é feriado nacional, dia de Tiradentes.
Mas você sabe exatamente o que estamos celebrando?
21 de abril é a data de morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes.
Ele foi o herói da Inconfidência Mineira, uma revolta separatista, organizada pela elite de Minas Gerais, em 1789, contra o domínio colonial português.
A conspiração, no entanto, nem chegou a acontecer, porque foi descoberta pelas autoridades coloniais.
Na verdade, um dos inconfidentes, Joaquim Silvério dos Reis, traiu o movimento e fez denúncias à Coroa, em benefício próprio.
Todos os líderes do movimento foram punidos de maneira leve. Exceto Tiradentes, que não era membro da elite. Era dentista e militar e acabou sendo condenado à morte,
Foi enforcado, decapitado e esquartejado em praça pública, na manhã de 21 de abril de 1792 e, anos depois, entrou pra história reconhecido como mártir na luta pelos ideais de independência e republicanismo.
A proclamação da República, vale lembrar, só aconteceu em 15 de novembro de 1889.
Amanhã, dia 22, sexta-feira, não é feriado, mas muitas empresas vão emendar com o fim de semana, formando um dos poucos feriadões de 2022
O governo federal também incluiu a data na lista de pontos facultativos e, portanto, os servidores federais também podem se beneficiar de um dia a mais de descanso.
Fonte: Radio 2.