O preço do mamão caiu com força nos últimos dias. Na Bahia, o quilo do havaí foi vendido em média a dois reais e 30 centavos, tombo de 33% em uma semana. Enquanto o valor do formosa caiu quase que pela metade, para pouco menos de um real. No caso da variedade, o principal motivo é o fato de que o clima quente acelerou a maturação dos frutos, que estava prevista para o mês que vem, e fez a oferta crescer. Aí, o tombo do formosa puxou pra baixo, também, os valores do havaí.
Já o preço da soja está em alta. Dados do Cepea apontam que a cotação média em Paranaguá pulou de 174 reais, no último dia quatro, para quase 190 reais. Um fator que movimenta o mercado é a greve dos caminhoneiros na Argentina, que dificulta o escoamento e tem mexido, por exemplo, com a cotação do óleo em várias partes do mundo. Além disso, aqui no Brasil, a demanda tem crescido, mesmo que aos poucos, num momento no qual o dólar mais barato fez muito vendedor sair do mercado e reduziu a oferta.
E as contratações do seguro rural fecharam 2021 com um novo recorde. Dados do Ministério da Agricultura indicam que foram quase 218 mil apólices, com uma área segurada de 14 milhões de hectares e um valor segurado de 68 bilhões de reais. O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural aplicou um bilhão 180 milhões de reais, também um novo recorde. Em nota, o Ministério da Agricultura cita os problemas climáticos registrados nos últimos anos e recomenda o plantio sempre com seguro e dentro do que dizem os zoneamentos publicados pelo órgão.
Fonte: Radio 2.